Menu
Cinema

Festival de Brasília: Mostra Caleidoscópio estreia nesta segunda no Museu

Arquivo Geral

17/09/2018 13h50

O Pequeno Mal (SP) será exibido nesta segunda, às 16h30

A 51ª edição do Festival de Brasília chega ao quarto dia nesta segunda (17) com a estreia da mostra Caleidoscópio. A programação amplia o espaço de contato do público do festival com novos títulos nacionais.

Embora uma das marcas do Festival de Brasília seja uma constante busca pelas expressões mais criativas do cinema brasileiro, frente ao aumento do número de filmes produzidos no Brasil, o espaço das mostras competitivas não se mostra grande o suficiente para a quantidade de obras dotadas de particular inventividade que se inscrevem para o evento.

Assim, a Caleidoscópio surge como um complemento da programação que busca colocar em evidência o mais instigante dentro da tradição que alguém como o escritor e cineasta Jairo Ferreira chamava de “cinema de invenção”.

A Caleidoscópio terá a presença de curadores e programadores de festivais internacionais compondo um júri que escolherá um único filme como destaque principal.

Em sua primeira edição, a mostra exibirá dois filmes que terão sua primeira exibição no Brasil após estrearem mundialmente em importantes festivais internacionais: O Pequeno Mal, de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune (SP), que será exibido nesta segunda, às 16h30; e Inferninho, de Guto Parente e Pedro Diogenes (CE). Os outros três participantes têm no Festival de Brasília sua estreia nacional: Os Sonâmbulos, de Tiago Mata Machado (MG); Os Jovens Baumann, de Bruna Carvalho Almeida (SP); e Calypso, de Rodrigo Lima e Lucas Parente (RJ).

Paralelas e especiais

Quatro outras mostras também estreiam no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Às 9h, o Cine Brasília abre as portas para 4º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília. A mostra paralela Festival dos Festivais apresenta o documentário Fabiana, de Brunna Laboissière (GO/SP), às 14h30. Apenas com filmes produzidos no DF em exibição, a Mostra Brasília estreia com os curtas Para Minha Gata Mieze, de Wesley Gondim; O Ho mem Banco, de Cícero Fraga; e Marés, de João Paulo Procópio. No Museu Nacional, a criançada pode curtir as sessões do Festivalzinho, que começam às 10h. Todas essas sessões têm entradas francas.

A noite de 17 de setembro também ganha coquetel de lançamento da exposição Momento em Movimento, de Mila Petrillo, às 19h30, no Espaço de Convivência do Cine Brasília. A coletânea faz parte do projeto “Por outras lentes” e apresenta retratos de figuras icônicas de grandes personagens do cinema nacional que passaram pelo Festival de Brasília desde a década de 1980, registrados pelas lentes cuidadosas desta, que é uma das mais célebres fotógrafas radicadas no Distrito Federal.

A exposição funciona das 10h à 0h, na área externa do Cine Brasília. Na ocasião, também será lançado o site que disponibiliza parte do acervo da fotógrafa ao grande público.


Serviço
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – 51ª edição
Quando: Até 23 de setembro
Confira a programação completa no site: www.festivaldebrasilia.com.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado