Menu
Entretenimento

Exposição: Câmara dos Deputados celebra os 100 anos de Ulysses Guimarães

Colaborador JBr

13/10/2016 19h56

Reprodução Internet

A Câmara dos Deputados celebra os 100 anos de Ulysses Guimarães com uma exposição fotográfica e com frases que lembram o pensamento sobre democracia e liberdade que marcou a vida política do parlamentar. Ulysses acreditava que, sem esses valores, o Brasil não conseguiria tomar o rumo do desenvolvimento social e econômico. Testemunha e muitas vezes protagonista dos principais fatos da história política brasileira da segunda metade do século XX, ele foi símbolo da liberdade, do combate à censura e das Diretas Já.

Símbolo da liberdade e do combate à censura, Ulysses percorreu o País como líder da oposição ao regime militar, foi chamado de Senhor Diretas Já, timoneiro da nova Constituição de 88 e teve papel fundamental para a estabilidade institucional durante a crise gerada pelo impeachment de Fernando Collor de Melo.

Testemunha e muitas vezes protagonista dos principais fatos da história política brasileira da segunda metade do século XX, o líder político é tema de uma exposição histórica em três ambientes da Câmara dos Deputados.

No corredor de acesso ao Plenário, a mostra traz imagens marcantes feitas pelo fotógrafo Orlando Brito, que retratou Ulysses por mais de 30 anos. As fotografias captaram instantes decisivos em importantes negociações e acontecimentos políticos e se tornaram registro documental, sem abandonar o cuidado estético. Junto às fotografas, enfatizamos o pensamento de Ulysses Guimarães sobre democracia, liberdade e participação popular expresso em discursos e entrevistas da década de 60 aos anos 90. A curadoria e pesquisa é de Clauder Diniz.

Antes de chegar ao plenário o visitante vai encontrar 25 frases, em adesivos, de um dos seus discursos mais conhecidos, de Ulysses Guimarães, da promulgação da Constituição de 88. E na Galeria de Arte do Salão Nobre há ainda outro módulo, com a linha do tempo e os principais momentos da vida do político; trechos da famosa campanha pela “anticandidatura” à Presidência da República de 1973, quando desafiou o general Ernesto Geisel; e um resumo do documentário da TV Câmara sobre Ulysses. O documentário pode ser assistido na íntegra na página da TV Câmara na internet: http://camara.leg.br/tv

Serviço
Exposição: Ulysses 100 anos
Quando: Todos os dias, inclusive fim de semana e feriados até 11 de Novembro
Onde: Câmara dos Deputados
Ingressos: http://www2.congressonacional.leg.br/visite/agendamento-pt
Classificação Indicativa: Livre

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado