Menu
Entretenimento

Exposição aborda o lixo e a vida de catadores de material reciclável

Colaborador JBr

28/09/2016 17h30

Foto: Bruno Villar

A exposição Reflexões sobre “lixo”, consumo e impermanência, montada no Museu Nacional, apresenta, com instalações, fotografias e vídeos, a realidade de milhões de brasileiros que vivem da coleta de material reciclável e ainda provocará nos visitantes a reflexão sobre o que é o lixo (Como ele surge? Para onde vai quando sai de nossas casas? Quem é o responsável por ele?).

Até 30 de setembro, poderá ser conferida uma instalação com informações, fotos (feitas por Waldir de Pina, Tania Quaresma, Bruno Villar, Leno Vieira e pertencentes ao Arquivo MNCR e ao Arquivo Caminho do Meio) e números dos resíduos administrados no Distrito Federal e no Brasil. No hall de entrada do auditório 1 é apresentada uma pequena história do lixo no mundo e a história do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis-MNCR. Também estará presente uma instalação inspirada em Santa Petronilla, a protetora da Limpeza Urbana, será realizada por Gilberto Melo, artista plástico de 89 anos que trabalha com papéis artesanais e materiais recicláveis.

Na área externa do museu, poderão ser conferidas até 7 de outubro, três instalações que mostram os estragos causados pelo lixo nas águas. Duas outras abordam o desperdício que gera lixo e suas consequências, como a fome; e ainda uma instalação com seis containers cheio de flores que exaltam os resultados já alcançados com a Lei dos Resíduos Sólidos. Na Casa de Chá (anexo do museu) duas instalações provocam grandes indagações sobre consumo e impermanência.

Durante o período da exposição estará instalada no museu um estúdio de audiovisual no qual serão coletados depoimentos e sugestões dos visitantes sobre a questão do lixo. Reflexões sobre “lixo”, consumo e impermanência tem direção geral de Tania Quaresma, produção executiva de Geralda Magela e curadoria, projeto expográfico e montagem de Humberto Macêdo.

A exposição é parte do projeto que integra o filme Catadores de história, documentário dirigido por Tania Quaresma que teve sua primeira exibição em 25 de setembro (domingo) no Cine Brasília. A sessão integrou a Mostra Brasília – troféu CLDF, parte da programação do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 27 de setembro, o longa-metragem também foi exibido no auditório da Câmara Legislativa.

O filme mostra o cotidiano de catadores de materiais recicláveis que tiram seu sustento do que a sociedade descarta como lixo. A partir do Lixão da Estrutural, o maior lixão a céu aberto da América Latina – localizado a 18 quilômetros do Palácio do Planalto, centro de Brasília –, o documentário desvenda a multifacetada realidade dessas pessoas que, mesmo em condições sub-humanas de trabalho, conseguem dar exemplo de união, dignidade, solidariedade e cidadania. Com imagens filmadas no Distrito Federal e também em outras localidades brasileiras, o documentário compõe um painel que ajuda a entender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, editado em 2011, que apresenta diretrizes, estratégias, metas e orientações para a implantação da gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos no Brasil.

Catadores de história integra um projeto composto por três filmes. O segundo deles, O que é lixo, atualmente em produção, está previsto para 2017 e abordará a relação entra a geração de lixo e a degradação do meio ambiente. Previsto para 2018, O lixo no planeta expandirá as questões abordadas nos filmes anteriores no contexto internacional.

Serviço

Data: até 30 de setembro na área interna | até 7 de outubro na área externa
Hora: das 9h às 18h30
Local: Museu Nacional – Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF
Informações: (61) 3325-5220 | (61) 3325-6410
Entrada Franca
Classificação indicativa livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado