Menu
Entretenimento

Exposição “A Arte do Povo Brasileiro” chega à Brasília

Redação Jornal de Brasília

16/09/2019 16h00

Se antes eram vistas como meros souvenires artesanais, hoje as obras de arte popular brasileira são queridas pelos críticos de arte e pelo grande público, ganhando cada vez mais espaço tanto dentro de importantes coleções museológicas do país como em exposições nacionais e internacionais. Famosas pela poética das cenas retratadas, essas peças são atualmente exibidas com orgulho como uma das principais representantes da arte nacional.

Pensando nisso, a Pé Palito Antiquário & Arte reorganizou seu espaço, localizado no Iguatemi Shopping (Lago Norte), para apresentar, em parceria com a Galeria Pontes (São Paulo), cerca de 300 peças realizadas por artistas de comunidades tradicionais localizadas em todo o Brasil na mostra “A Arte do Povo Brasileiro”. A exposição entra em cartaz no dia 18 de setembro e as obras permanecerão expostas gratuitamente ao público até o dia 30 de outubro.

Para Marcelo Lima, proprietário da Pé Palito, a exposição é um chamado para que as pessoas possam perceber na arte a possibilidade de união dos brasileiros:

“Bem-vindos ao Brasil. Vamos celebrar juntos a arte brasileira, do Oiapoque ao Chuí. Nem popular, nem erudita: arte. A essência paraibana, goiana, pernambucana, mato-grossense, baiana, piauiense, alagoana – a essência brasileira, criativa, singular e linda – expressa na arte. Vamos admirar, contemplar e valorizar o que é nosso. Salve a arte do povo! Salve a arte do povo brasileiro!”, Marcelo Lima, proprietário da Pé Palito.

A curadoria é assinada por Bené Fonteles, renomado artista plástico paraense, e por Edna Matosinho de Pontes, pesquisadora de referência na área. Animais, cenas cotidianas, figuras religiosas, alegorias sobre a vida humana e peças folclóricas estão representados nas obras da exposição, que conta com artistas de estados como Paraíba, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Alagoas.

Entre os nomes mais notórios da mostra estão Mestre Vitalino, Antônio Poteiro, Família Julião, Tota, Manuel Eudócio, Elza O.S., Mestre Cornélio, Adão de Lourdes, Mestre Paquinha, Nilson Pimenta, Sil Capela e Mestre Expedito.

Todos possuem obras com passagem em mostras internacionais, além de compor coleções de importantes museus brasileiros. Como alguns dos artistas já faleceram, suas obras tornaram-se peças raras, verdadeiros objetos de desejo para colecionadores de artes e centros culturais. Vale ressaltar que boa parte das obras em exposição estão à venda na Pé Palito.

 

SERVIÇO:

 “A Arte do Povo Brasileiro”

Pé Palito Antiquário & Arte

Curadoria: Bené Fonteles e Edna Pontes

Local: Iguatemi Shopping, loja 143, Lago Norte

Data: do 18 de setembro a 30 de outubro

Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 14h às 20h

Entrada franca

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado