fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Entretenimento

Exposição “A Arte do Povo Brasileiro” chega à Brasília

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Se antes eram vistas como meros souvenires artesanais, hoje as obras de arte popular brasileira são queridas pelos críticos de arte e pelo grande público, ganhando cada vez mais espaço tanto dentro de importantes coleções museológicas do país como em exposições nacionais e internacionais. Famosas pela poética das cenas retratadas, essas peças são atualmente exibidas com orgulho como uma das principais representantes da arte nacional.

Pensando nisso, a Pé Palito Antiquário & Arte reorganizou seu espaço, localizado no Iguatemi Shopping (Lago Norte), para apresentar, em parceria com a Galeria Pontes (São Paulo), cerca de 300 peças realizadas por artistas de comunidades tradicionais localizadas em todo o Brasil na mostra “A Arte do Povo Brasileiro”. A exposição entra em cartaz no dia 18 de setembro e as obras permanecerão expostas gratuitamente ao público até o dia 30 de outubro.

Para Marcelo Lima, proprietário da Pé Palito, a exposição é um chamado para que as pessoas possam perceber na arte a possibilidade de união dos brasileiros:

“Bem-vindos ao Brasil. Vamos celebrar juntos a arte brasileira, do Oiapoque ao Chuí. Nem popular, nem erudita: arte. A essência paraibana, goiana, pernambucana, mato-grossense, baiana, piauiense, alagoana – a essência brasileira, criativa, singular e linda – expressa na arte. Vamos admirar, contemplar e valorizar o que é nosso. Salve a arte do povo! Salve a arte do povo brasileiro!”, Marcelo Lima, proprietário da Pé Palito.

A curadoria é assinada por Bené Fonteles, renomado artista plástico paraense, e por Edna Matosinho de Pontes, pesquisadora de referência na área. Animais, cenas cotidianas, figuras religiosas, alegorias sobre a vida humana e peças folclóricas estão representados nas obras da exposição, que conta com artistas de estados como Paraíba, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Alagoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os nomes mais notórios da mostra estão Mestre Vitalino, Antônio Poteiro, Família Julião, Tota, Manuel Eudócio, Elza O.S., Mestre Cornélio, Adão de Lourdes, Mestre Paquinha, Nilson Pimenta, Sil Capela e Mestre Expedito.

Todos possuem obras com passagem em mostras internacionais, além de compor coleções de importantes museus brasileiros. Como alguns dos artistas já faleceram, suas obras tornaram-se peças raras, verdadeiros objetos de desejo para colecionadores de artes e centros culturais. Vale ressaltar que boa parte das obras em exposição estão à venda na Pé Palito.

 

SERVIÇO:

 “A Arte do Povo Brasileiro”

Pé Palito Antiquário & Arte

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Curadoria: Bené Fonteles e Edna Pontes

Local: Iguatemi Shopping, loja 143, Lago Norte

Data: do 18 de setembro a 30 de outubro

Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 14h às 20h

Entrada franca

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade