Menu
Entretenimento

Exposição “70 Anos de Cores” homenageia artista Ana Luiza Borges, em Brasília

Arquivo Geral

03/11/2016 16h53

Divulgação

Brasília recebe, entre os dias 2 e 6 de novembro, a exposição “70 Anos de Cores”, em homenagem à artista plástica Ana Luiza Borges, que comemora 70 anos no mesmo mês. A mostra estará em exibição no Aerobar do Clube da Aeronáutica (SCEN trecho 1, Asa Norte), diariamente das 10h às 19h, com entrada gratuita.

A exposição individual reúne 30 quadros em acrílico sobre tela pintados pela artista que atualmente mora no Rio de Janeiro. A escolha de Brasília para receber a exposição-homenagem não foi acaso. Ana Luiza Borges é gaúcha, mas tem um forte laço afetivo com a cidade, onde residiu por mais de 20 anos.

“É uma honra voltar a Brasília para esta exposição e comemorar esta data em uma cidade tão querida”, diz Ana Luiza Borges. “70 Anos de Cores” faz também uma referência à arte de Ana Luiza Borges, reconhecida pelo uso de muitas cores em seus quadros. “Já nasci colorida”, brinca a artista.

Nas mais de 15 exposições realizadas pela artista plástica, diversos prêmios e homenagens foram concedidos pelos seus quadros. Dentre eles estão o Prêmio do Salão de Artes Plásticas da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Prêmio do Salão de Artes da Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro; Medalha de Honra ao Mérito na Exposição de Arte e Literatura realizada no Monumento aos Mortos na Segunda Guerra Mundial; Prêmio dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e Prêmio Salão de Artes da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; Menção Honrosa no 10º Salão de Artes Plásticas de Meio Ambiente, realizada no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana; além do Prêmio Paleta de Prata, concedida pela Academia Brasileira de Letras e Artes de Paranapuã.

Algumas das telas premiadas também estarão presente na exposição. Dentre elas, os quadros Provence (maio, 2014), Hortênsias (novembro, 2015), Mar de Angra (junho, 2014), Marina Azul (maio, 2014) e Tarde no Porto (junho, 2015). Todas as obras são únicas e exclusivas e estarão disponíveis para venda durante a mostra.

SERVIÇO:

O quê : Exposição “70 Anos de Cores”, de Ana Luiza Borges
Quando : 2 e 6 de novembro, das 10h às 19h
Onde : Aerobar do Clube da Aeronáutica (SCEN trecho 1, Asa Norte)
Quanto : Entrada gratuita

Sobre Ana Luiza Borges – Antes de se dedicar exclusivamente à arte, Ana Luiza Borges seguiu uma brilhante carreira como química. Em suas atividades nesta profissão, as cores a fascinavam nas experiências e pesquisas de laboratório, tendo deixado boas memórias. Por ocasião de sua aposentadoria, em 2012, iniciou-se uma nova fase em sua vida, com dedicação total à pintura e uma nova vivência com as cores.

As cores deixaram os frascos e tubos de ensaio e foram substituídos por paleta e telas, oferecendo-lhe momentos de grande prazer e resultados que a surpreendem.

A artista tem participado de Exposições no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra e na Associação Nacional dos Veteranos da FEB, entre outras tendo sido agraciada com premiações importantes.

Gaúcha de nascimento, tem no sangue a “veia de artista”, como se diz no Sul, pois teve avó, mãe e tio pintores. Foi criada em São Paulo, onde estudou e iniciou sua vida profissional e morou em Brasília entre os anos 1976 e 2000. Atualmente mora no Rio de Janeiro, mas frequentemente vai à sua fazenda no estado de Goiás, onde desenvolve um projeto de reflorestamento de eucaliptos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado