Menu
Eventos

Natura Musical apresenta turnê do MC Matéria Prima em Brasília

Um dos grandes nomes do rap brasileiro comemora 20 anos de carreira com show gratuito no dia 13/12

Redação Jornal de Brasília

03/12/2019 15h47

Reconhecido como um dos principais MCs da cena Hip Hop nacional, Thiago Augusto ou Matéria Prima é dono de uma construção lírica inconfundível. Matéria descreve o cotidiano de forma ampla, construindo a partir da subjetividade que, ora apresenta a beleza da trajetória, ora aponta suas mazelas.

O artista fecha turnê que comemora os 20 anos de carreira em Brasília, em show no dia 13 de dezembro, no Layback Park (SHTN Trecho 1 Orla do Lago ao lado da Concha Acústica Lote 6 e 7 – Asa Norte, Brasília – DF, 70800-210), a partir das 21h e a apresentação tem entrada gratuita.

Completar duas décadas no meio da música independente não é para qualquer um. Muitos são os altos e baixos e os desafios que podem desanimar. “Fazer 20 anos de carreira independente é muita batalha, porque o tempo inteiro a gente tem muitos estímulos para poder desistir, né? Mas continuar com todos os percalços é de fato uma vitória. E com 20 anos de carreira me sinto 20 anos mais moço! Sinto mais vontade de fazer! Sigo com a certeza de saber o que eu quero, de saber o que eu posso. Com a certeza de ter vivido muita coisa nessa caminhada e fazer tudo sem medo”, conta Matéria.

Artista inquieto, Matéria tem construído sua história em diversos projetos, passando pela banda Zimun, o grupo TETRIZ e seus discos recentes, dentre os quais se destacam “2 Atos”, produzido por Gui Amabis, trabalho no qual apresenta sua faceta melódica explorando outros estilos musicais além do rap, “Bem Boom Bap”, produzido pelo beatmaker Dario Beats, neste trabalho em que prestam uma homenagem moderna ao período clássico do rap mundial e, o mais recente, “Rascunhos de um Momento Conturbado”, em parceria com o DJ Lotek.

Na apresentação, o rapper é acompanhado pelos os músicos Edgard Dedig (guitarra), Ravel Veiga (baixo), Hadassa Amaral (bateria) e Barulhista (eletrônicos).

E como todo grande artista que se preze, já pensa no futuro: “Os próximos passos são evoluir como ser humano através da música, porque a música é meio. Não é só fim. É meio da gente evoluir, é meio de ter vivências”, reflete.

A turnê foi selecionada pelo Natura Musical por meio do edital 2018, com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. “Acreditamos na força do Natura Musical para conectar pessoas, valorizar a criatividade brasileira e revelar a diversidade de cada região do país”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “O programa já circulou por 20 Estados, apostando em talentos locais. Em Minas Gerais, por exemplo, o edital já ofereceu recursos para 122 projetos da música, como Juliana Perdigão, Fernanda Takai, Graveola, Beto Guedes, Flavio Venturini e Gilvan Oliveira e, agora, MC Matéria Prima”, complementa.

Trajetória criativa no Hip Hop

Matéria tem uma longa história como MC. O Músico, em meados dos anos 90, já arriscava versos junto às manobras de skate, quando em 2000, a convite do MC Marechal, tornou-se integrante do extinto coletivo Quinto Andar, um dos mais importantes, expoentes do rap brasileiro na última década. Desde então desenvolve seu trabalho musical no rap, participando ativamente de outros coletivos como a banda Zimun (banda belorizontina que produz um som único calcado em referências de jazz, dub e hip hop); Duelo de MCs (um dos principais projetos da cidade e do rap nacional, realizado desde 2007). Em 2011, organizou seu material autoral e gravou seu primeiro EP, intitulado “Material de Estudo”, sua primeira incursão em uma produção solo. Mas não para por aí; Matéria Prima tem dialogado com novos produtores e parceiros.

Por pesquisar intensamente o rap norte americano, aprendeu a língua inglesa de forma autodidata, o que mais tarde gerou a oportunidade de ser o intérprete de África Bambaataa (considerado um dos pais do hip hop por ter sido o primeiro a utilizar o termo e para referir-se às manifestações artísticas dessa cultura) em sua passagem pelo Brasil em 2013. Entre 2016 e 2017 lançou o álbum “2 Atos”, com produção de Gui Amabis e com shows dirigidos pela premiada atriz Grace Passô. Em 2017 com os cariocas Ramiro Mart e o beatmaker Goribeatzz formaram o TETRIZ e lançaram os EPs “Primeira Fase” e “Segunda Fase”. Em 2018 lançou com o produtor paulistano Dario Beats, o elogiado “Bem Boom Bap” e em 2019 apresentou o álbum “Rascunhos de um Momento Conturbado”, em parceria com o DJ Lotec.

SERVIÇO

Matéria Prima – Turnê Nacional

Brasília

Local: Layback Park (SHTN Trecho 1 Orla do Lago ao lado da Concha Acústica Lote 6 e 7 – Asa Norte, Brasília – DF, 70800-210)

Data: 13 de dezembro de 2019

Horário: 21h

Entrada Gratuita

Mais informações: (61) 98119-0657 ou https://layback.com

Não recomendado para menores de 18 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado