Menu
Eventos

Maker Day Brasil acontece sábado (28) com oficinas gratuitas para toda a família

Evento terá opções para crianças construírem foguetes e confeccionarem traje espacial. Inscrições já estão abertas

Redação Jornal de Brasília

24/09/2019 12h23

Interessados em tecnologia, inovação e cultura maker – a cultura “mão na massa”, de construir objetos e projetos – têm a oportunidade de aprender e conhecer as novidades na área de forma inteiramente gratuita na segunda edição do Maker Day Brasil. Realizado pela Casa Thomas Jefferson e por centros binacionais em todo o país com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, o evento acontecerá simultaneamente em 25 cidades no dia 28 de setembro. Em Brasília, as atividades acontecem na unidade da 606 Norte, de 9h às 17h. As inscrições já podem ser feitas no site Eventbrite.

Entre as palestras, está prevista uma com o tema Educação do Futuro e o Movimento do Fazer, do empreendedor maker Edgar Andrade, fundador do Fab Lab Recife e ex-jurado da Batalha Makers Brasil do Discovery Channel. O evento contará com outros talks e oficinas para educadores, como as oficinas práticas com a co-fundadora do Fab Lab Recife e coordenadora de educação maker Betita Valentim, que ministrará uma oficina de aprendizagem e experimentação mão na massa para empreendedores.

O Maker Day terá, ainda, uma oficina de aprendizagem criativa com Gislaine Batista Munhoz, mestra em educação, Creative Learning Fellowship da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e Microsoft’s Innovative Educator Expert.

Além disso, o evento oferecerá também um workshop para educadores com Clarissa Bezerra, head of innovation da Casa Thomas Jefferson, e Carla Arena, do Amplifica, organização focada em levar conteúdo sobre aprendizagem e tecnologia para educadores. Nessa sessão, os participantes poderão aprender mais sobre o movimento maker na educação e como lidar com as novas ferramentas de aprendizagem.

Todas as oficinas serão gratuitas, abertas ao público, mas sujeitas à lotação. O espaço contará com uma praça de alimentação com food trucks de massas, pizzas, hambúrgueres, crepes, sucos e sorvetes.

“Queremos trazer as pessoas para mais perto do movimento maker compartilhando conteúdo significativo por meio de palestras, workshops e exposição de trabalhos dos fazedores locais”, comenta Soraya Lacerda, coordenadora do Makerspace da Thomas. “É um movimento que já vem acontecendo há algum tempo no Brasil, com a Thomas como pioneira em Brasília na área educacional e com muitos exemplos de outras iniciativas também relevantes. E é isso que queremos divulgar e compartilhar: o que nossa comunidade maker local está conseguindo aplicar da metodologia maker dentro de sala de aula ou em outros ambientes de aprendizagem”, afirma.

O movimento maker já está muito presente na rotina do brasileiro. É possível encontrar referências aos adeptos ao movimento “mão na massa” em vários setores da sociedade. A proposta está presente em salas de aula, empresas, universidades e em diversos ambientes, dentro e fora de casa. Nas escolas e centros educacionais mais avançados, já existem espaços específicos dedicados à prática: são os makerspaces.

O Bilingual Adventure, um curso da Casa Thomas Jefferson que proporciona uma imersão no inglês a crianças, também estará presente na programação do Maker Day com uma amostra de suas atividades engajadoras, proporcionando experiências maker em inglês para crianças de 3 a 11 anos.

 

 

SERVIÇO:

Maker Day Brasil 2019 – Brasília

Data: 28/09/2019

Horário: das 9h às 17h

Local: Casa Thomas Jefferson Asa Norte – SGAN 606 – Bloco B – Asa Norte – Brasília, DF

Mais informações: (61) 3442-5594

Inscrições: Eventbrite

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado