Menu
Eventos

Haynna e os Verdes faz 3ª edição de festival com espaço para comunidade LGBTQIA+

A banda Haynna e os Verdes apresenta o seu 3º Festival Haynna e Os Verdes, com shows das bandas Bia e Os Becks (PI) e Culto das Malditas

Redação Jornal de Brasília

12/09/2019 13h22

Atualizada 19/09/2019 15h20

Foto: Thaís Mallon

Dia 22 de setembro, a partir das 14h, a banda Haynna e os Verdes apresenta o seu 3º Festival Haynna e Os Verdes, com shows das bandas Bia e Os Becks (PI) e Culto das Malditas, no Centro Cultural Invenção Brasileira/Mercado Sul (QSB 12/13, de Taguatinga Sul). O evento terá entrada gratuita e é acessível em libras. Para Haynna o evento traz um gostinho especial, já que a piauiense irá poder se apresentar no mesmo palco que uma banda de seu estado natal.

O evento começará com uma peça teatral, seguida de uma batalha de Vogue. Esse tipo de dança ficou famosa após o clipe da Madonna de mesmo nome em 1990, mas já configurava nos bailes chamados de ball nos clubes nova-iorquinos nos EUA. Em Brasília a expressão tem ganhado cada vez mais espaço e quem se apresentará é um dos grupos de destaque na cena LGBTQIA+ brasiliense, o Hands Up. A House of Hands Up é a primeira companhia de Brasília, nascida em 2011, e trabalha a memória performática LGBTQIA+, com aprofundamento na Cultura Ballroom e estéticas do vogue. Além disso, a Hands Up também atua na ocupação dos espaços públicos em busca da excelência na formação artística e de palco de seus integrantes. Hoje, ela também está presente em outros locais, como Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.  

Em seguida, os brasilienses irão conferir a banda piauiense Bia e Os Becks que mistura influências que passam pelo blues, pop, soul, funk americano, nova MPB e brega. Os shows da banda prometem ser uma verdadeira festa, um espetáculo conduzido pela personalidade marcante da vocalista Bia Magalhães, ao lado de Lucas Coimbra (baixo), Bráulio Luís (guitarra), Cássio Carvalho (teclado) e Jardel de Castro (bateria). Em Brasília, eles apresentam o álbum “Margarethe” (2018).

Já a banda principal do festival, a Haynna e os Verdes, continua sua excursão para apresentar o álbum homônimo lançado ano passado, indicado ao Prêmio Profissionais da Música 2019 nas categorias: “Melhor Intérprete de Rock” e “Melhor Intérprete de Blues”, representado pela vocalista Haynna, que empresta seu nome para a banda. A última novidade do grupo foi o videoclipe da canção “Você”.

A ideia do clipe que tem direção de Fábio Amorim, gravado entre o Parque da Cidade e a Ermida Dom Bosco foi trazer a dualidade entre a liberdade e a conexão com si mesmo e com o outro. Haynna explica:

“Queria cantar a música de modo livre, espontâneo e franco. Eu me declarando de forma intimista, direta e sentimental, como num grande stories para a pessoa que está assistindo se sentir a “você” da música. A ideia era não ter medo de qualquer julgamento. Um clipe independente e nostálgico que propõe uma narrativa simples, sem muitos processos, despido de formas complexas, para uma letra intensa e com harmonia experimental. Também queríamos mostrar os espaços ao ar livre de Brasília com efeitos gráficos lisérgicos, para quem está assistindo sentir vontade de se desconectar do meio virtual e ir aproveitar o dia. Sublimar o peso da solidão e dar uma volta pelos parques da cidade, espairecer e se reconectar através da atmosfera que a música traz”.

Haynna e o Verdes é formada por Haynna (vocal), Daniela Vieira (teclado), Michely Cardoso (guitarra), Rian Sodré (baixista) e Jhonata Morais (baterista). O primeiro clipe lançado pelo grupo foi “Pão de Lú/Insônia” que foi dirigido por Thaís Mallon e protagonizado por Tauane Lyz (China) focado na estética da dança e no protagonismo negro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado