Menu
Eventos

Grupo Encanto de Itapoã encerra 2019 com festa do Bumba Meu Boi

A tradicional festa da cidade de Itapoã acontece dia 14 de dezembro com a presença de várias atrações culturais

Redação Jornal de Brasília

04/12/2019 14h57

O Bumba Meu Boi – Encanto de Itapoã encerra suas atividades de 2019 no sábado (14/12), durante a Festa de Morte do Boi. A partir das 16h, o evento na Casa do Boi recebe as apresentações de Porta do Mundo, Nani de Menezes, Grupo Sensação, Tambor de Criola Brilho de Santa Luzia, Tambor Lua Nova do Paranoá e dos anfitriões Encanto de Itapoã. A abertura é com a contação de histórias de Zamita Gomes Pereira e pintura de rosto para a garotada.

A festa também marca o lançamento oficial das composições gravadas da Mestra Eliana Costa em parceria com o Grupo Porta do Mundo. Realizado com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, Bumba Meu Boi – Encanto de Itapoã está disponível em todas as plataformas digitais.

O projeto Bumba Meu Boi – Encanto de Itapoã surgiu com o intuito de fortalecer e consolidar a cultura popular por meio de várias iniciativas, entre elas, a gravação do repertório musical do Grupo Encanto de Itapoã. O projeto também contou com Oficinas de Figurino (costura, bordados e adereços) e de Dança Popular do Bumba Meu Boi, além da festa de Nascimento do Boi, ocorrida em 15 de junho deste ano.

Bumba Meu Boi – Encanto de Itapoã

Há 13 anos, por iniciativa da candanga-maranhense Eliana Costa, foi criado o grupo Encanto de Itapoã, que fortalece e consolida a Festa do Bumba meu Boi como herança cultural do Distrito Federal. O grupo é sediado nessa mesma localidade onde acontece anualmente a Festa do Bumba meu Boi.

Dançando para lá e para cá, o Boi de Itapoã também foi reconhecido pela promoção da diversidade no fortalecimento da identidade cultural na região. Em 2016, recebeu o certificado de Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. O projeto já se apresentou no aniversário de Brasília, no desfile da Independência do Brasil e ao lado de artistas de projeção nacional, como Joãozinho Trinta e Alcione.

Serviço

Festejo de Morte do Boi – Encanto de Itapoã

Dia 14 de dezembro, sábado, às 16h, na Casa do Boi (QI 03, Conjunto C, Casa 45, Fazendinha – Itapoã; 99561-8164).

Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Informações: [email protected]

Programação

16h | Pintura de Rosto

Contação de Histórias com Zamita Gomes Pereira

17h | Porta do Mundo

18h | Dança Brasileira

Nani de Menezes

20h | Grupo Sensação (Vale do Amanhecer)

21h | Tambor de Criola Brilho de Santa Luzia

22h | Tambor Lua Nova do Paranoá

23h | Encanto de Itapoã

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado