Menu
Eventos

Festival Riacho das Artes leva muita cultura para o Riacho Fundo I

Festival reúne diversas apresentações musicais, como o grupo Tambores Urbanos, Grito de Liberdade e The Gust MC’S

Redação Jornal de Brasília

09/12/2019 11h24

Para levar muita música e cultura para o Riacho Fundo I, neste sábado acontece o Festival Riacho das Artes. Um grande encontro cultural, com música, dança, teatro e diversão. O projeto se iniciou com oficinas artísticas de Teatro, Percussão e Construção de Instrumentos, e agora realiza esse Festival, convidando toda a comunidade. Vai ser uma grande festa de cultura para a cidade, resgatando o pulsar da cultura brasileira, movimentando corpos, almas e corações. No evento, teremos apresentações de grandes convidados, que irão mostrar sua arte no Festival. Teremos os shows com os grupos: Tambores Urbanos, Grito de Liberdade e The Gust MC’s. Além da participação especial dos grupos Seio Sonoro e também dos alunos das oficinas artísticas do projeto. O Festival Riacho das Artes vai ser nesse sábado, dia 14 de dezembro, a partir das 17h, ao lado da Administração Regional do Riacho Fundo I, com entrada gratuita e classificação livre.

Projeto Riacho das Artes

Desde setembro está acontecendo na cidade o projeto Riacho das Artes, um projeto que oferece oficinas artísticas no IFB do Riacho Fundo I, levando ao público a diversidade da nossa cultura, com música, teatro e dança. Inspirando a expressão, a criatividade e a sensibilidade, o Riacho das Artes resgata o pulsar da cultura brasileira. As oficinas oferecidas pelo projeto são: Teatro – O Corpo rítmico, com Dani Neri; Construção e prática de Cajón, com Benjo Benitez; e Percussão e ritmos brasileiros, com Pedro Tupã. A oficinas acontecem entre setembro e dezembro de 2019. Nelas, os alunos se aprendem diversos fazeres artísticos, e também se preparam para o Festival Riacho das Artes, onde mostrarão seus ensinamentos no evento, ao lado de grupos renomados, como o Tambores Urbanos, Grito de Liberdade e The Gust MC’S.

Convidados do Festival:

Tambores Urbanos
O grupo Tambores Urbanos foi criado em 1982 pelo percussionista e compositor Sergio Boré. O LP Tambores Urbanos Mãos Amigas foi o primeiro álbum do grupo, que atualmente está gravando seu 9 álbum autoral. Tambores Urbanos tem linguagem própria e é reconhecido internacionalmente por sua música original, emotiva e encantadora. Em 2008 fizeram turnê na Alemanha, convidados a participar em 5 festivais. Em 2013 fizeram turnê pelo Chile realizando oficinas e shows com apoio do Ministério da Cultura do Brasil. Em 2015 foram premiados no Festival de Música Nacional FM, com prêmio de melhor intérprete instrumental (Banda). Os ritmos afro americanos, a ambientação jazz-percussiva e a variedade de instrumentos são alguns acentos neste universo, síntese poética de investigações etno-musicais e da convivência com comunidades rurais e urbanas.com diferentes formações nos mais variados palcos: teatros, salas, auditórios, palácios, prisões, igrejas, escadarias, quilombolas, academias, assentamentos, universidades, beiras de praia, tendas, ginásios, rodas de fogueira… E por saber que a música desperta, cura e transforma, Tambores Urbanos propõe o movimento e os pensamentos que geram bons sentimentos. Apresentamos por toda parte onde existam pessoas interessadas em melhorar a qualidade de vida do planeta.

The Gust MC’s
O Grupo Thegust Mc’s surgiu em abril de 2014, formado por LKS, PJ, Don, Dimomo e Jean. Desde então estão expandindo e confirmando presença nos principais eventos da cena do RAP na Capital Federal. A primeira Mixtape lançada, intitulada Expedição Cósmica, foi criada basicamente em estúdio próprio, com muita originalidade e sonoridade única, emanando uma energia de paz e sintonia com o cosmo. Através de brincadeiras com as palavras, os brasilienses criaram suas próprias canções utilizando instrumentos como: kalimba, sax e violão, levando mensagens sobre o universo e a consciência no mundo. Os meninos do TheGust Mc’s vem alcançando visibilidade nacional, onde já fizeram shows em diversos locais do Distrito Federal (DF), Goiânia (GO), Chapada dos Veadeiros (GO), Valparaiso (GO) Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Montes Claros (MG) e Arraial D’ajuda (BA), Trancoso (BA) tendo também, feito uma parceria na música Sarau das Máquinas juntamente com Haikaiss e Um Barril de Rap.

Grito de Liberdade
O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade – Mestre Cobra foi fundado em 2005. O grupo vem trabalhando com aulas regulares de capoeira para pessoas de todas as idades. Além disso o grupo tem um formato de apresentação chamado “Quilombo da Liberdade, Raízes”, espetáculo performático que reúne circo e capoeira e que vem sendo apresentado nas escolas públicas do DF.


SERVIÇO

Festival Riacho das Artes.
Quando? 14 de dezembro, sábado, às 17h
Onde? Estacionamento do Quadradão, ao lado da Administração Regional do Riacho Fundo I
Entrada franca e livre!

Mais informações: https://www.facebook.com/events/576011626497271

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado