Menu
Eventos

Encontro de Angoleiros em Brasília promove união da Capoeira no Brasil

As inscrições já estão abertas pelo site dos Angoleiros no Cerrado

Redação Jornal de Brasília

14/10/2019 16h28

Brasília se torna a capital da Capoeira, em outubro. A Escola de Capoeira Angola Essência da Liberdade (ECAEL) recebe o 1º Encontro de Angoleiros no Cerrado, um encontro nacional de mestres e griôs praticantes e amantes da capoeira angola, modalidade que resgata as origens da luta afro no Brasil. Mestres, representantes e participantes de todo o país se encontram entre os dias 25 e 27 de outubro.

Toda a programação cultural, shows e rodas são abertos ao público. A vivência completa, com estrutura para hospedagem em camping, alimentação, além da participação em aulas e oficinas ministradas por mestres angoleiros, necessitam de inscrição prévia, a R$ 120, feita pelo site http://www.angoleirosnocerrado.com.br.

A programação inclui também uma ação para gerar visibilidade para a prática, com a saída da fazenda Sucupira para o centro de Brasília, promovendo uma roda de capoeira na Rodoviária do Plano Piloto. A apresentação pública acontece no dia 25, às 16h.

Idealizada e supervisionada pelo mestre Cobra e contramestre Minhoca, a programação abrange arte, dança, música e artesanato. Durante o evento serão ministradas aulas de técnicas e rodas práticas de capoeira angola, apresentações de grupos de dança como o espetáculo afro Quilombo da Liberdade, Tambor de Crioula e Circo Artetute, Grupo Côco dos Encantados, reggae Conexão Cerrado e forró com Dona Gracinha da Sanfona. A cozinha étnica-gastronômica será responsável pelo menu do evento, com pratos tradicionais e de referência afros.

Outras técnicas presentes na programação são oficinas de dança, percussão, confecção de instrumentos, rodas de debates e uma mesa-redonda com o tema “Ampliar o diálogo do saber popular e acadêmica com a diversidade da vida”, ressaltando a pluralidade de agentes culturais, práticas, conhecimentos e técnicas, como também o papel dos mestres da capoeira angola.

Entre os mestres que participam da programação, Mestre Cláudio Costa, de Feira de Santana (BA), um dos expoentes da cultura da capoeira angola do estado; Mestre Célio Gomes (RJ), atuante na capoeira há quase 40 anos; Meste Dnei (BA), que leciona e trabalha com a capoeira desde os 12 anos de idade; Mestre Guaxinin (Chile/BA), fundador do Bando Maré de Março, responsável por uma nova visão da Capoeira Angola da Bahia; Mestre Lito (PE/PR),  com uma bagagem de conhecimento através de experiências nacionais e internacionais com a prática; contramestra Cida Angoleira (RJ), uma grande referência feminina num processo cultural que ainda é predominantemente masculino.; contramestre Rafael (SP), fundador da ‘’Escola de Capoeira Mbutu Angola’’ e palestrante internacional sobre a prática, com participação em diversos Cd’s de grandes Mestres da Capoeira.

A capoeira angola é uma das modalidades de capoeira mantida por gerações com o intuito de preservar a ideologia da expressão cultural a “mandinga”, a estratégia, o jogo e o diálogo típicos da prática. Também chamada de “capoeira mãe”, o jogo de Angola, é a origem da capoeira, sendo a modalidade que mais se aproxima da sua origem. O patrimônio material e imaterial da capoeira tem como um dos princípios o enriquecimento de laços familiares e culturais, introduzindo os participantes ao aprendizado da união social e familiar presentes na filosofia da capoeira.

Em Brasília, a capoeira angola tem um número expressivo de angoleiros e angoleiras – como podem ser chamados os praticantes. A A ECAEL, trabalho realizado pelo Mestre Cobra e contramestre Minhoca para a preservação e popularização da Capoeira Angola, é uma referência nacional na modalidade, atuando e difundindo esta modalidade da Capoeira com foco em valorizar a descendência cultural de seus membros.

“O Encontro de Angoleiros no Cerrado estará reunindo grandes mestres da capoeira angola, como também da capoeira regional. A capoeira angola e a capoeira regional podem viver juntas, com respeito e crescimento pela capoeira em si, para que o praticante possa conhecer a filosofia da capoeira como um todo, com o respeito à diversidade. Temos como um dos objetivos valorizar os antepassados através da oralidade e das tradições, mostrar para os jovens a importância de dar continuidade à essa prática”, explica o Mestre Cobra sobre o evento e o impacto esperado na comunidade angoleira de Brasília.

 

 

Programação

Dia 24/10 – Quinta-feira Chegada, Recepção dos Oficineiros e Convidados

Dia 25/10 –  Sexta-feira
6h – Café da manhã

8h – Abertura com Mestre Cobra (ECAEL – DF).
10h – Vivência com Mestre Célio Gomes (RJ), Roda de Abertura.
16h – Saída da Fazenda Sucupira para o centro de Brasília, roda de capoeira na Rodoviária do Plano Piloto
22h – Atrações Culturais: Circo ARTETUDE/DF, Dona Gracinha da Sanfona/DF Dia.

 

Dia 26/10 – Sábado
7h – Oficina com Contramestre Xandão (SP) e Treinel Calango (SP)
10h Oficina com Mestre Olavo, Professora Catarina Aguire e Mestre Guaxini (BA)
14h – Vivência com Mestre Ras Ciro Lima (BA)
16h – Vivência com Mestre Lito (PR)
18h – Vivência, roda e samba com Mestre Claudio (BA), Contramestre Xandinho (SP) , Treinel Orikerê (BA)
21h – Atrações Culturais: Tambor de Crioula/DF, Espetáculo Afro – Quilombos da Liberdade – Grito de Liberdade/DF, Conexão Cerrado – Reggae/DF.

 

Dia 27 – Domingo
7h – Vivência com Mestre Pequeno (MS)
8h – Vivência com Mestre Dinei (BA)
10h – Roda de encerramento, samba de roda (Confraternização)

 

Serviço

1º Encontro de Angoleiros no Cerrado

25 a 27 de outubro

Fazenda Sucupira – Chácara I – Riacho fundo I

Atrações culturais gratuitas

Inscrição para vivência R$ 120 (no valor estão incluídas oficinas, hospedagem, aulas e alimentação).

http://www.angoleirosnocerrado.com.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado