Menu
Entretenimento

Empoderamento musical: Sextas Musicais recebe Encontro Feminino de Clarinetistas

Evento celebra o trabalho de mulheres na cena instrumental

Redação Jornal de Brasília

06/10/2020 14h05

A música tem o poder de conectar, inspirar e até mesmo empoderar. Visando ampliar a visibilidade do trabalho realizado por mulheres na música instrumental, o palco do CTJ Hall recebe o II Encontro Feminino de Clarinetistas, evento que tem por objetivo fomentar a troca de informações acerca do feminino no mundo profissional da clarineta e aproximar os membros dessa categoria. O elenco da apresentação conta com as clarinetistas Ilka Jussara, Rosa Barros, Renata Menezes, Taís Vilar, Elaine Rodrigues, Paula Pires e Eliana Costa.  Completando, teremos Suzi Magalhães, piano; André Gomes, cavaquinho e Márcio 7 Cordas, violão. A live streaming acontece nesta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h, no canal da Casa Thomas Jefferson no Youtube. O evento é um presente da Casa Thomas Jefferson juntamente com a Embaixada dos EUA, celebrando os 60 anos da capital.

O primeiro encontro das artistas foi realizado em Salvador, na Universidade Federal da Bahia, em 2019. Brasília foi escolhida como sede para dar continuidade a este projeto,  uma vez que aqui existe uma expressiva participação feminina na cena musical. A capital federal exerce sua influência até mesmo na logomarca do evento, que é inspirada em vitrais da artista plástica Marianne Peretti, única mulher na equipe do célebre arquiteto Oscar Niemeyer.

O CTJ Hall, por meio do projeto Sextas Musicais, celebra mais uma vez a criatividade e pluralidade na cena musical — do erudito ao contemporâneo, do clássico ao popular. “É um prazer receber no palco da Thomas artistas tão talentosas, que estão a frente de um projeto que exercem com maestria. Todas as integrantes são acadêmicas e evidenciam a presença feminina no ambiente de orquestra, além de realizarem também rodas de choro”, pontua o produtor sociocultural da Casa Thomas Jefferson, Luiz Carlos Costa.

Respeitando o distanciamento recomendado, a apresentação será dividida em blocos de duplas e trios. “O nosso repertório será bem diversificado, contando com canções clássicas europeias, latinas e brasileiras.  Como sempre, buscamos valorizar mulheres compositoras,  que deixaram a sua marca na música e nos inspiram em nosso trabalho”, adianta a clarinetista Paula Pires.

O streaming no CTJ marca a abertura do encontro, que acontece de 9 a 13 de outubro. Na programação serão realizadas apresentações musicais, discussões, palestras, oficinas, dentre outras atividades que contribuam para valorizar e reconhecer o trabalho das clarinetistas no Brasil. Mais informações no perfil oficial no Instagram: @femiclari.df.

PROGRAME-SE

Live Streaming SEXTAS MUSICAIS – II Encontro Feminino de Clarinetistas

A live streaming poderá ser acessada no YouTube da Casa Thomas Jefferson: https://www.youtube.com/user/ctjonline

Quando: Nesta sexta-feira, 9 de outubro, 20h

Classificação indicativa: Livre

Serviço da Casa Thomas Jefferson:

Site: https://thomas.org.br/

Informações: (61) 3442-5501

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado