Menu
Entretenimento

Desertos do Mundo para conhecer

Redação Jornal de Brasília

13/12/2019 12h41

Atualizada 16/12/2019 17h06

Desertos do Mundo

Deserto do Saara

Muito além de dunas e aridez, desertos são lugares que contam um capítulo importante da história da humanidade. Caravanas de nômades, espiritualismo, busca por sobrevivência, são muitas as questões tradicionalmente atreladas a essas paisagens que encantam e as vezes enganam o olhar.

Ao contrário do que muitos podem pensar, desertos podem ser lugares incríveis, repletos de paisagens exóticas e atividades turísticas incomparáveis, como cânions, gêiseres, lagoas coloridas, pernoites em cabanas e passeios em camelos.

Em todos os continentes, há grandes desertos marcando o horizonte. Escolher um, pode não ser fácil. Para ajudar nessa tarefa, listamos alguns dos principais desertos do mundo.

Uma viagem tão especial, que certamente renderá muitas fotos, precisa ser planejada com alguma antecedência. Esse aliás, pode ser o “pulo do gato” para economizar nas passagens aéreas. Vale a pena ficar de olho nas promoções, claro, mas a dica de ouro é pesquisar e comprar no site ou baixar o app da MaxMilhas, que conta com tarifas promocionais ao longo de todo o ano.  Com antecedência e MaxMilhas não tem erro. Agora, é só escolher o destino. 

Deserto de Atacama, Chile

O deserto mais famoso da América do Sul, estende-se por quatro países: Chile, Argentina, Peru e Bolívia. A porção chilena é a mais conhecida, tanto por suas atrações de tirar o fôlego, quanto pela boa infraestrutura.

Na região de São Pedro de Atacama, norte do Chile, o visitante pode conhecer atrações como a Laguna Cejar, com vista para o vulcão Licancabur, e os inesquecíveis Gêiseres del Tatio. Para quem gosta de apreciar esculturas eólicas, o Vale da Morte e o Vale da Luna são paradas obrigatórias.

Deserto de Atacama, Chile

Por ser o deserto mais árido do mundo, o Atacama tem uma vista privilegiada para o céu. Em outras palavras, é perfeito para os amantes de astronomia e de fotografia, garantindo nitidez e visibilidade incríveis. Para observações noturnas, os destaques são o Vale do Elqui e La Serena.

Salar de Uyini, Bolívia

Quem diria. O maior deserto de sal do mundo fica no sul da vizinha Bolívia, bem às portas do Mato Grosso do Sul.

Seja na seca, quando a grande planície branca cria ilusões de óticas únicas, seja  nas estação de chuvas, quando o deserto se torna um reflexo perfeito do céu, o Salar de Uyuni é imperdível.

Passeios em veículos 4×4 saem de Potosí e do próprio vilarejo de Uyuni. Normalmente, duram de dois a quatro dias. Os mais longos, incluem visitas a exóticas lagoas (verde, cor-de-rosa), sem dúvidas entre as paisagens mais inacreditáveis do continente.

Salar de Uyini, Bolívia

O turista pode ainda pernoitar em hotéis feitos de sal. Melhor evitar o inverno, quando as temperaturas podem ser negativas.

Saara, norte da África

Seu nome é quase sinônimo de deserto. O grande deserto do Saara espalha-se por vários países do norte da África. Marrocos, Argélia, Tunísia e Egito são as clássicas portas de entrada para o Saara. Em todos eles, povos nômades, como os Amazigh e os beduínos, recebem visitantes em suas cabanas no meio do deserto.

No Marrocos, as pequenas Merzouga e Zagora, com dunas que superam os 100 metros de altura, são as mais turísticas. Na Argélia, o destaque é o assombroso Tassili n’Ajjer, importante sítio arqueológico perto da fronteira com o Mali.

Desertos do Mundo

Deserto do Saara

O sul da Tusínia é terra de belos oásis e planícies que transportam o visitante para outro planeta. Tozeur e Douz são as melhores bases para explorar essas belezas.

Águas termais e tamareiras também marcam a paisagem na terra dos faraós. Um anel de oásis praticamente conecta Cairo a Luxor. Baharia, Farafra e Dakhla estão entre os oásis mais procurados. Perto da fronteira com a Líbia, destaca-se o mitológico Oásis de Siuá.

Outback, Austrália

Embora a maioria dos australianos viva na costa, banhados por muita água e ondas, a maior parte do país consiste em uma grande área desértica central, chamada de Outback. Sem dúvidas, o coração dele é o Uluru, um esplendoroso monolito avermelhado, sagrado para os aborígenes.

Outback, Austrália

O deserto australiano também é terra do maior rebanho de camelos do mundo. Alice Springs, no norte, é base para passeios.

Deserto da Namíbia, Namíbia

Considerado o deserto mais antigo do mundo, o Deserto da Namíbia abrange grandes áreas do país homônimo, bem como dos vizinhos Angola e África do Sul. São paisagens de cinema, com dunas suaves, galhos secos e uma fauna e flora bem características.

Tida como um fóssil vivo, a Welwitschia é um planta milenar, só encontrada neste deserto. Quanto às atrações, o Sossusvlei, uma grande panela de sal margeada por dunas vermelhas, é uma das mais procuradas.

Não por acaso, muitos filmes com cenário árido foram rodados na Namíbia. Brasileiros não precisam de visto para entrar no país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado