Menu
Entretenimento

De Chico a Paulinho… e Zeca: shows imperdíveis na capital a partir desta quinta

Arquivo Geral

29/08/2018 19h00

Chico Buarque traz turnê Caravanas para duas apresentações na cidade (Leo Aversa/Divulgação)

Beatriz Castilho
[email protected]

A semelhança entre Paulinho da Viola, Chico Buarque e Zeca Baleiro vai além da MPB. Além de marcar espaço na cena musical tupiniquim, a trinca divide outra similitude: se apresentar em Brasília nos próximos dias. Respectivamente responsáveis pelas turnês Bloco do Amor, Caravanas e Forró do Safadinho, os três nomes trazem a versatilidade da MPB para a antiga capital do rock a partir desta quinta-feira (30).

Foram seis anos até o mais recente lançamento do cantor, entregue em agosto do ano passado. As Caravanas de Chico Buarque ganham apresentação em dose dupla na cidade. Os shows acontecem amanhã e sexta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, sempre às 21h30.

Bossa-nova, jazz e samba
Para a turnê, Chico, de 74 anos, fez questão de dar espaço para clássicos da carreira, que já soma mais de 50 anos. Dividindo espaço com composições célebres do carioca, Caravanas toma sete das 30 músicas interpretadas no palco. Composto por apenas nove faixas, o 38º disco de estúdio do artista é um mexido de bossa-nova, jazz e samba, e demorou um ano para ser concluído – um dos processos mais demorados que Luiz Claudio Ramos, maestro de Chico, acompanhou.

Parceria antiga
A construção do show, de acordo com o maestro Luiz Claudio, é uma mistura de intimidade musical com estudos harmônicos. “Ele me manda uma gravação de violão e, a partir daí, começo a trabalhar as possibilidades. Assim vamos discutindo os arranjos”, explica o maestro, em entrevista ao Jornal de Brasília.

A dupla tem estrada. A parceria já soma mais de quatro décadas, tendo um trabalho cênico, em 1973, como ponto de partida. Com participações pontuais, o maestro autodidata oficializou a colaboração no início dos anos 1990, com o cargo de diretor musical. “E de lá para cá foram quase todos (os shows)”, destaca Luiz, que completa: “ele oferece todas as condições para fazermos um trabalho prazeroso e profissional”.

Samba no T-Bone

Divulgação

Destaque do evento anual Noite Cultural T-Bone (312/313 Norte), o sambista veterano Paulinho da Viola, no alto de seus 53 anos de carreira, se apresenta acompanhado pela filha, Beatriz Rabello, no show Bloco do Amor, em homenagem ao Carnaval.

No repertório, músicas do sambista portelense e de outros compositores cariocas. A parceria familiar começou em uma participação do pai em um show da cantora, mas o sucesso se personificou em turnê, que chega ao Plano Piloto amanhã, às 21h.

Antes, tem poesia e música brasiliense, que ecoam na quadra da Asa Norte, com Jorge Amâncio, Noélia Ribeiro, Ana Barros e Dayanne Timóteo, além do músico Helder Nascimento. O evento é totalmente gratuito. Chegue cedo!

Forró em Ceilândia

Silvia Zamboni/Divulgação

O maranhense Zeca Baleiro estende o abraço, englobando clássicos de outros artistas, como Genival Lacerda, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, no show Forró do Safadinho, que como o nome já adianta, é voltado para o gênero dançante.

Baleiro fecha, ao lado do Trio Furazóio, a programação da 4ª Feira Cultural de Ceilândia, que acontece neste sábado (1º), das 12h30 à 0h, na Casa do Cantador.

“Passei a compor baiões e xotes, assim surgiu o Forró de Ilusão, que contém os versos: ‘você prefere o Safadão e eu tô mais pra safadinho/ Você prefere o Domingão e eu sou mais o Dominguinhos’. Assim surgiu o nome do show”, diz Baleiro, em entrevista ao JBr.
Também na programação da festa nomes como Caco de Cuia, com o show Forró Pé de Serra, às 20h20; e o rapper GOG, às 19h30.

 

Serviço:

Chico Buarque
Nesta quinta (30) e sexta (31), às 21h30
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental)
Ingressos a partir de R$ 320
Informações: 3226-0153
Classificação livre

Paulinho da Viola
Nesta quinta, a partir das 19h
No Açougue Cultural T-Bone (312/313 Norte)
Entrada franca
Informações: 3274-7665
Não recomendado para menores de 16 anos

Zeca Baleiro
Neste sábado (1º), às 22h30
Na Casa do Cantador (QNM 32 – Ceilândia Sul)
Entrada franca
Informações: 3378-5067
Classificação livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado