Menu
Entretenimento

Dança online: referência em Dança Moderna no Brasil, Andrea Raw cria plataforma dedicada à segunda arte

Escola Panamericana de Dança Moderna surge com mais acessibilidade durante à pandemia

Redação Jornal de Brasília

04/09/2020 13h02

Credito Carol Lancelott

A pandemia fez muita gente se reinventar. De artistas independentes a nomes conhecidos internacionalmente, todos, sem exceção, se readequaram ao novo momento em que vive o mundo com a Covid-19. Da noite para o dia professores e alunos tiveram que se acostumar e procurar por novas formas de aprender e de ensinar: com aulas online e videoaulas, entre outras ferramentas, os educadores, principalmente, se viram diante de novos desafios. Entre eles a bailarina, professora, coreógrafa e produtora de dança Andrea Raw.

Se a Dança antes da pandemia já vinha enfrentando dificuldades em espaços e até reconhecimentos na valorização de sua importância cultural, imaginem durante este cenário em que o mundo vive? Com o atual modelo de aulas, conferências e eventos, Andrea Raw fundou o que hoje podemos chamar de principal escola virtual cujo foco é a Dança Moderna na América do Sul. Nome logo visto quando se fala do soerguimento das técnicas no Brasil, Raw é uma das mais atuantes seguidoras de Martha Graham, bailarina e coreógrafa estadunidense que revolucionou a história da Dança Moderna mundial.

Do dia 16 de agosto ao dia 06 de setembro deste ano, Andrea Raw poderá ser assistida na Oficina Virtual de Dança Moderna e Alfabetização Corporal para Professores de Dança. O evento gratuito contemplado pelo edital Cultura nas Redes, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, se propõe a oferecer conteúdo técnico específico para professores de Dança, com o objetivo de qualificá-los em um trabalho aprofundado e sério em Dança Moderna com Raw.

Serão oferecidos 4 encontros virtuais de videoconferência, durante 4 domingos, que serão gravados e compartilhados, além de vídeo de reforço do conteúdo ministrado e também disponibilizado na plataforma do Youtube.

Acredito que o ensino virtual é uma ferramenta incrível de difusão sem fronteiras. Era o veículo que eu vinha buscando há tantos anos para chegar às pessoas. Eu vinha há anos buscando formatos e informações para fazer essa difusão. Eventos, cursos, workshops, Congressos. Estava estudando a estrutura de infoprodutos mas me faltava o principal nesse modelo: como interagir com meus alunos e como assegurar a qualidade do meu trabalho? Interessante é que eu já trabalhava há muito tempo com vídeo conferências, mas não havia feito ainda esta conexão para a dança. Quando se deu a quarentena e ficamos absolutamente impossibilitados de trabalhar, meu futuro tornou-se presente. Imediatamente ficou clara para mim a resposta para a minha busca de tantos anos.” Ressalta a bailarina Andrea Raw.

Reinventar-se

 

Concebida por Andrea Raw, a Escola Panamericana de Dança Moderna surgiu durante a pandemia com o objetivo de ser acessível ao maior número possível de pessoas, o que já foi alcançado pela bailarina de forma presencial para um público diverso nacional e internacional, oriundo de todas as regiões do Brasil e da América do Sul. Nesse momento em que o Ensino da Dança à distância através das plataformas digitais se estrutura e se fortalece, o lançamento da Escola se faz presente para continuar o propósito de difusão e formação das novas gerações de bailarinos e professores nas técnicas da Dança Moderna mundial, sempre contando com os melhores profissionais do mercado para compor o nosso corpo docente nacional e internacional.

Através do lançamento da plataforma, Raw tem por objetivo a difusão dos conteúdos das várias técnicas de Dança Moderna para o Brasil e a América do Sul, dando prosseguimento ao seu projeto iniciado em 2009, quando voltou de Nova York e começou a produzir workshops internacionais no Brasil. Durante 10 anos de difusão, foram inúmeros congressos, Workshops, Masterclasses e Imersões com profissionais de altíssimo nível e que ajudaram a alavancar a retomada do ensino e estudo das técnicas de Dança Moderna no país.

Pilates para bailarinos, fundamentos de Graham, Limón, e Horton são algumas das aulas disponíveis na plataforma. Os cursos variam de R$140 a R$200 mês. Para se inscrever basta acessar ao endereço da plataforma: https://escoladancamoderna.com.br/.

Sobre Andre Raw:

Desde que passou a fazer parte da rotina da jovem carioca Andrea Raw, em 1983, a dança nunca mais saiu de sua vida. E nem ela do universo da dança. Das primeiras aulas de ballet, aos 5 anos, aos intensos treinos, especializações, experiências internacionais e aprimoramentos teóricos e práticos, foi uma longa jornada – 38 anos de atividades e estudos -, trilhada com muita dedicação e sobretudo, intensa devoção.

Andrea carrega no sangue o dom artístico. Neta do compositor, radialista e produtor David Raw, figura importante no cenário cultural brasileiro da década de 40 até meados dos anos 90, a bailarina, além do talento para atuar, foi se transformando em uma verdadeira cientista da arte do movimento, estudando, desenvolvendo pesquisas e promovendo eventos que se destacam na cena da dança contemporânea atual.

Atuou em diversas companhias e grupos de Dança e graduou-se no Bacharelado em Artes Cênicas pela UNIRIO e em Docência dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior pela UCAM. Começou a lecionar em 1992, destacando-se no ensino da Dança Moderna no Ballet Stagium, em São Paulo, Petite Danse, Escola Marta Bastos e Centro de Movimento Deborah Colker, no Rio e no MMS em Budapeste, na Hungria. Formada pela Martha Graham School em NY/EUA em 2009, foi idealizadora e produtora do I e II Workshops de Técnica e Repertório de Martha Graham no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro em 2009 e 2010, além de Workshops com David Parsons (2010) e Ana Marie Forsythe, da Ailey School (2011 e 2012). Em 2011 iniciou a série “Congresso Brasileiro de Dança Moderna”, que teve 6 edições de 2011 a 2016, sendo 5 delas patrocinadas pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC/RJ). Em 2017 foi nomeada numa cerimônia em Vienna Embaixadora da Dança no Brasil, representando a Agency for Cultural Diplomacy (EUA/Alemanha), além de ter sido agraciada com o Alto Jonio Dance Career Award no FINI Dance Festival, na Itália. Fundadora, Diretora Artística e Coreógrafa da Companhia Dança 3, desde 2012, sediada no Rio de Janeiro.

Foi indicada como melhor Bailarina no I Prêmio Cesgranrio de Dança em 2019 pelo espetáculo “Terra Além Mar”, de sua autoria. Iniciou o ciclo PANAMERICANO do Congresso de Dança Moderna, o “I Congresso Panamericano de Dança Moderna”, que foi realizado no Rio de Janeiro de 19 a 23 de Junho de 2019. Em 2020 produziu uma Imersão para Professores em Técnica de Lester Horton com Bradley Shelver no Rio de Janeiro e faz parte do Corpo Docente da Extensão Universitária em Dança Moderna da Faculdade Angel Vianna.

Credito Carol Lancelott

Credito Carol Lancelott

Foto Fernando Ferreira

Credito Rafael Nascimento

Credito Rafael Nascimento

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado