Menu
Cinema

Paranoá vai respirar cinema em outubro

Em sua terceira edição, Festival de Cinema do Paranoá contará com oficinas, rodas de debates, mostras e exibirá 62 filmes na região. De 21 a 27 de outubro. Entrada gratuita.

Redação Jornal de Brasília

17/10/2019 13h08

A cidade do Paranoá completa 62 anos no dia 25 de outubro. E a celebração será com muito cinema. A população do Paranoá e de todo o Distrito Federal pode se preparar para ter acesso à 7ª sétima arte, de graça. Em sua terceira edição, o Festival de Cinema do Paranoá ocupará espaços da cidade, as escolas da região administrativa e o Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá e Itapõa – CEDEP (Qd 9 Conjunto D Área Especial 1) – o grande palco do evento – de 21 a 27 de outubro de 2019. Entrada gratuita. Livre para todos os públicos.

De 375 filmes inscritos, a curadoria selecionou 62 produções de até 20 minutos que serão exibidas na telona montada no CEDEP. No total, serão 19 curtas-metragens do Distrito Federal e Entorno e 43 representando todo o Brasil. As mostras competitivas acontecerão de 24 a 26 de outubro, a partir das 16h30, no local. A premiação será no dia 27 do mês, a partir das 19h30, também no CEDEP. A curadoria do festival é formada pela professora Edileuza Penha, pelo professor Roberto Medina e pelo idealizador do festival, Januário Jr. Os filmes selecionados e a programação completa poderão ser acessados em: http://festcineparanoa.com.br.

Animações, documentários, filmes experimentais, ficção. Quem passar pelo Paranoá em outubro, poderá assistir histórias sensíveis, além de debates que promoverão a interação. Fundado em 2016 como mostra, o Festival do Paranoá cresce em 2019 e reafirma sua identidade. Uma identidade que visa à inclusão de pessoas com deficiência, de pessoas em situação de rua, o protagonismo feminino e também das minorias. Para este ano, a temática dos filmes vai girar em torno do Protagonismo e Diálogos Horizontais.

“Não foi tarefa fácil selecionar poucos de tantos filmes. Emoção, sofreguidão, encontros, desilusões, afetos, medos, sonhos e esperanças. O 3º Festival de Cinema do Paranoá 2019 chega lamentando a situação difícil do país e do cinema nos dias atuais. Mas, ao mesmo tempo, aconchega demarcando a sétima arte como espaço de compromissos com uma sociedade melhor, mais igualitária e fraterna. Um cinema que não abre mão da democracia e de todos os laços que a moldam e a fortalecem”, destaca a curadoria.

E é com este propósito democrático que o FestCineParanoá apresentará um conjunto de filmes cujo protagonismo é o pacto com um cinema que busca na ficção documentar territórios e territorialidades da diversidade que teima que gênero, raça e sexualidade não são apenas conceitos, mas sim a arte e técnica de construir imagens em movimento.

A programação contará com Mostra Competitiva Nacional, Mostra Competitiva Distrital e Cidades do Entorno do DF, Mostra Interativa para Surdos, Mostra Universitária e Mostra Estudantil Distrital e Cidades do Entorno do DF. Haverá troféus e prêmios em dinheiro para os vencedores.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado