Menu
Celebridades

Trompetista Wallace Roney morre aos 59 anos, com a covid-19

No momento em que Roney se conectou com Davis, o trompetista já era uma voz de liderança no que veio a ser chamado de movimento Young Lions

Redação Jornal de Brasília

01/04/2020 8h41

American Jazz musician Wallace Roney plays trumpet as he makes a guest appearance with the Ron Carter Foursight Quartet at the Blue Note Jazz Festival’s ‘The Legends Honor McCoy–McCoy Tyner, Ron Carter, Roy Haynes’ concert at Central Park SummerStage, New York, New York, August 4, 2016. (Photo by Jack Vartoogian/Getty Images)

O trompetis Wallace Roney, que ficou conhecido por tocar com Miles Davis, morreu terça-feira em Paterson, Nova Jersey. Ele tinha 59 anos. A causa foram complicações do coronavírus, segundo sua noiva, Dawn Jones.

No momento em que Roney se conectou com Davis, o trompetista já era uma voz de liderança no que veio a ser chamado de movimento Young Lions, um círculo de jovens músicos dedicados a trazer o jazz de volta à linha com seu som do meio do século.

E ele já estava associado – às vezes de maneira perturbadora – ao legado de Davis. Muitos o rejeitaram como um clone musical: arrebatadoramente talentoso, mas sem a distância necessária de seu ídolo para reivindicar uma agência criativa.

No entanto, ao longo de sua carreira, Roney conseguiu neutralizar a maioria dessas críticas. Sua compreensão sutil da música de Davis – seus sons harmônicos e rítmicos, bem como seu tom ardente – era apenas parte de um vasto conhecimento musical. Sua atuação foi um investimento em toda a linhagem de trompetes de jazz.

E nas composições de Roney, a maioria das ideias começou no centro da linguagem mainstream do jazz e abriu caminho, muitas vezes por meio de música funk, hip-hop, pop, brasileira ou afro-caribenha.

Roney fez quase 20 álbuns como líder de banda, incluindo três para a Warner Bros. no auge da era Young Lions, todos baseados em seu inabalável comando linguístico e seu apetite por aventura harmônica.

Suas gravações para o Muse no final dos anos 80 e início dos anos 90 – especialmente sua estréia em 1987, Verses – apresentavam uma mistura de músicos de jazz da lista A da geração de Roney e os anteriores, e o estabeleceram como um jovem líder de banda jovem.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado