Menu
Celebridades

In Memorian: Projeto homenageia aniversário de Gugu Liberato

Todo este acervo tem como objetivo, num futuro do próximo, criar uma mostra e oferecer gratuitamente para faculdades de jornalismo

Redação Jornal de Brasília

08/04/2020 19h04

Nesta sexta-feira (10), o apresentador Gugu Liberato, falecido em novembro de 2019, completaria 61 anos. Em homenagem, foi criado o projeto MEMÓRIA GUGU LIBERATO, reunindo peças que contam os 40 anos de sua trajetória, com um olhar de forma profissional os elementos que marcaram a sua carreira. A empresa “Vida em Ordem”, especialista em organizar acervos, bibliotecas, arquivos profissionais é parceira do projeto, e foi responsável por não deixar que os objetos não ficassem em caixas ou trancados em armários.

Figurinos dos programas e projetos especiais, discos, produtos licenciados, fotos pessoais e profissionais e os quadros feitos com rolhas criados pelo apresentador, tudo será catalogado, registrado, tratado como preciosidade. Cartões recebidos de amigos como Silvio Santos, fotos do dia que recebeu Julio Iglesias em sua casa… uma infinidade de memorias como uma coleção de discos, livros, cds e dvds autografados, os prêmios recebidos ao longo da carreira, os discos de ouro, 11 estatuetas do Troféu Imprensa, Troféu Internet e até o Grande Prêmio da TV Mundial, conferido pela NTV japonesa aos programas Corrida Maluca e Passa ou Repassa.

Apresentador, jornalista, ator, cantor, empresário e artista plástico, Gugu ajudou a escrever a história da tv brasileira. Com um olhar para o futuro, ele comprou em um leilão parte da obra do autor e dramaturgo Geraldo Vietri (1930/1996), responsável por grandes sucessos da TV Tupi como as novelas Nino, O Italianinho, Meu Rico Português, Antônio Maria, entre outros. Dramaturgia estava nos planos de Gugu que pensava em transformar o estúdio da GGP aonde gravava programas de auditório em uma produtora de novelas.

Todo este acervo tem como objetivo, num futuro do próximo, criar uma mostra e oferecer gratuitamente para faculdades de jornalismo, inclusive a Casper Libero, onde ele se formou. Esse material ilustrará em detalhes a trajetória profissional de quem escreveu um capítulo importante da tv. Lembrando que a famosa guerra de audiência, o habito de fazer um programa olhando em tempo real o minuto a minuto do Ibope, foram estratégias criadas por Gugu e, posteriormente adotadas por outras emissoras.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado