Menu
Entretenimento

Brasília Basketball Weekend é palco para atrações culturais neste fim de semana

Colaborador JBr

23/08/2016 17h26

Foto: Reprodução

Os principais nomes da cultura urbana da capital vão se reunir no Brasília Basketball Weekend (BBW). De 26 a 28 de agosto, o estacionamento do shopping Boulevard será palco para grandes nomes do rap, dança de rua e grafite. O evento tem entrada franca e também vai apresentar o novo elenco do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília para a próxima temporada.

Não faltam atrações para os três dias de evento. Das batalhas de rimas que viraram tradição nos shows realizados no Museu Nacional aos artistas gráficos que dão cor aos muros de Brasília, e até o primeiro brasileiro a integrar o Harlem Globetrotters, lendário grupo de basquete norte-americano.

Além da programação cultural, o público terá oportunidade de jogar basquete e ainda levar prêmios em dinheiro. O fim de semana reserva um torneio de três pontos que será aberto para o público. Serão trinta vagas, distribuídas por ordem de chegada. O vencedor recebe R$ 500.

Rap

No sábado (27), o destaque é a Batalha do Neurônio. Na apresentação, dois MC’s se desafiam com rimas sobre qualquer tema proposto pela plateia. Na batida do rap cada artista tem entre 45 a 55 segundos para fazer os versos. No final, os espectadores decidem qual MC foi o vencedor.

“O mais legal da Batalha do Neurônio é a intervenção da plateia, nunca sabemos o que vamos encontrar. A plateia sugere coisas que vão desde a olimpíada, crise política, até uma batalha entre o Pato Donald e o Mickey, e cada rapper defende um personagem”, conta Thiago TR, um dos artistas confirmados no evento. “No BBW essa interação com o público será incrível. Estamos acostumados a fazer as rimas nas ruas, no Museu Nacional, mas no estacionamento de um shopping será a primeira vez”, completou Thiago.

O último dia de evento será marcado pela exibição de Beatboxers, percussão vocal do hip hop, que anima o público com as batidas feitas apenas com sons da voz, boca e nariz.

Irreverência

Se o conceito do BBW é juntar basquete e arte, poucos alcançam esse objetivo como Wilson de Melo. Conhecido como Hot Feet, ele foi o primeiro brasileiro a fechar contrato com o lendário grupo Harlem Globetrotters. A trupe norte-americana ganhou o apelido de “time de basquete mais famoso do mundo” ao fazer mais de 25 mil apresentações em 118 países. Durante as partidas, os jogadores do Globetrotters fazem acrobacias, dribles desconcertantes, além de brincar e provocar os jogadores rivais.

“É incrível fazer as pessoas do mundo inteiro sorrirem. Ser irreverente, cativar o público, tudo isso cria um sentimento dentro de mim, que nada substitui”, afirma Wilson, que já faz apresentações no programa Caldeirão do Huck e no quadro “Se vira nos 30”, do Domingão do Faustão, ambos da TV Globo.

Grafite

O público terá a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de expoentes do grafite brasiliense. Entre os artistas que estarão no evento, estão grafiteiros como o designer Thales Fernando, conhecido como Pomb. Além do muralismo e gravuras, utiliza colagens em larga escala, utilizando-se de peças de madeira para a construção de totens e máscaras. O trabalho possui cores e personagens vibrantes, derivados do imaginário e de tudo que o rodeia.

A artista Camila ‘Siren’, apresenta uma arte que brinca com cores, formas e texturas. Com trabalhos voltados para a arte de rua, usa a figura feminina nas obras e carrega referências do mundo dos gibis, animações e cartuns.

Outro nome de destaque é o autodidata Yong. Há mais de uma década o brasiliense se destaca pelos trabalhos com as cores pela cidade. Inspirado pela cultura pop e no comportamento urbano das grandes metrópoles, seus personagens e letras tem como missão transformar positivamente as pessoas e lugares que tocam. Juntamente com Pedro Gurulino, outro expoente do grafite da capital, os artistas vão grafitar, juntos, um muro de 13m de extensão, no estacionamento do shopping. O trabalho começa na sexta (26) e encerra no dia seguinte.

Dança

O hip hop não poderia ficar de fora do Brasília Basketball Weekend. O ritmo que surgiu em comunidades afro-americanas e latinas criou um estilo de dança praticado no mundo inteiro, e tem o breakdance como principal vertente. No sábado (27), o grupo brasiliense Street Jam vai levar ao BBW 12 dançarinos, que serão responsáveis por apresentar ao público um aperitivo do melhor da dança de rua.

“Brasília precisa desse tipo de evento que reúna a cultura das ruas, que leva experiências como a rima, hip hop e grafite para o público. Isso tudo é arte, e transforma a vida das pessoas”, analisou Giovanni Carvalho, dançarino com 26 anos de experiência e criador do Street Jam. Giovanni adianta que no repertório não faltará nomes do rap e música eletrônica, como Snoop Dogg, Tropkillaz e Kendrick Lamar.

Serviço

Data: de 26 a 28 de agosto
Hora: a partir das 10h
Local: Estacionamento do Boulevard Shopping – Setor Terminal Norte – Brasília/DF
Entrada Franca

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado