Menu
Entretenimento

Barça Studios prepara série animada, “Talent Explorers”

A animação conta as aventuras de uma equipe especial de olheiros, composta por Max, Roc e Lynda, que viajam pelo mundo descobrindo crianças talentosas com habilidades futebolísticas únicas para participar de um torneio com o Barça

Redação Jornal de Brasília

21/05/2020 13h41

O Barça Studios está trabalhando no que será a primeira série animada da produtora de conteúdo audiovisual do FC Barcelona. “Talent Explorers”, (Caça Talentos, em tradução livre) é um ambicioso projeto de animação que está sendo produzido em colaboração com a Sony Music Latin Iberia, com a qual o clube assinou um acordo estratégico no verão europeu passado para criar experiências de entretenimento especiais e promover ideias que conectem música e esporte com fãs do mundo todo.

Lançado na última sexta-feira (15), o teaser conta com o grupo espanhol Estopa na trilha sonora e apresenta os principais personagens que marcarão presença em “Talent Explorers”: Max, Roc e Lynda, um grupo de olheiros muito especial que viaja por todo o mundo em busca de talentos para montar uma equipe e representar o Barça em um torneio. Eles descobrem várias crianças de origens diferentes, como Marco, Hao, Aisha e Lyli, todos com habilidades muito especiais.

Essa produção faz parte da estratégia do FC Barcelona e do Barça Studios, empresa que centraliza a criação, produção e distribuição de todo o conteúdo audiovisual do clube, para oferecer aos torcedores produtos originais e de máxima qualidade, como também promover a marca Barça e gerar um novo fluxo de receita para o clube. Após o sucesso internacional da primeira temporada da série documental Matchday, que acompanhou o cotidiano dos jogadores da equipe principal na temporada 2018/19, e que a Netflix acaba de lançar na América Latina, o clube anunciou a primeira série de ficção inspirada e ambientada na La Masía (categorias de base do Barcelona). Com Albert Espinosa como roteirista, o Barça Studios tem o orgulho agora de revelar seu primeiro projeto de animação.

A série animada “Talent Explorers” dá um novo passo adiante, oferecendo conteúdo especialmente voltado à família, sobretudo para crianças entre 5 e 9 anos que estão apenas começando a aprender sobre o mundo dos esportes e do Barça e que também estão em uma fase importante do desenvolvimento humano. Por conta disso, a série animada dá grande importância a transmitir valores e pretende mostrar de forma divertida e lúdica o que o esporte pode realizar socialmente, e mostrar como humildade, empenho, ambição, respeito e trabalho em equipe são ferramentas para obtermos resultados dentro e fora do campo.

Companheiros de viagem prestigiados e experientes

Nessa aventura com o “Talent Explorers”, o Barça Studios entrou em campo com companheiros de viagem do maior prestígio e experiência no mundo da animação para garantir a máxima qualidade do produto. A animação contará com uma trilha sonora composta por alguns dos melhores artistas internacionais da Sony Music Latin Iberia, incluindo os irmãos Muñoz, do grupo Estopa, que adaptaram um de seus hits para ser usado no teaser. Paco Latorre (diretor do Barça Studios) e Sergi Reitg (diretor de conteúdo de mídia da Sony Music Latin Iberia) lideram o projeto como produtores executivos. O primeiro teaser foi desenvolvido e produzido em parceria com dois estúdios com ampla experiência no mercado de animação: a Tomavisión, uma produtora catalã, e a Maga Animation Studio, uma empresa italiana especializada em animação digital. Ambas garantem a mais alta qualidade de produção 3D para competir no exigente mercado global de entretenimento.

O diretor artístico da série é Jorge Blanco, diretor de longas-metragens como “Planeta 51”, o maior filme já feito na Espanha e com a maior bilheteria em espanhol de 2009, e “Mortadelo e Salaminho: Missão Inacreditável”, vencedor de um Goya como melhor filme de animação em 2014. O roteirista é o renomado Tab Murphy, indicado ao Oscar, que trabalhou para a Paramount Pictures e para a The Walt Disney Company em filmes de animação como “Tarzan”, “Irmão Urso” e “O Corcunda de Notre Dame”, bem como em séries como “Jovens Titãs” e em filmes convencionais, como “Nas Montanhas dos Gorilas” e “A Família Adams”.

A primeira temporada de “Talent Explorers” será apresentada em dois formatos, com episódios de 11 minutos exibidos por plataformas e emissoras convencionais, e também com episódios de 2 minutos distribuídos em canais digitais como o YouTube. Considerando que produções como essas geralmente levam entre 18 e 24 meses para serem concluídas, os primeiros episódios devem estrear antes do Verão europeu de 2021.

A primeira fase do projeto já foi concluída, com definição da bíblia (documento que inclui todas as informações de desenvolvimento de um enredo que reúne futebol, Barça e educação) e do elenco de “Talent Explorers”, que vive em um mundo semelhante à nossa realidade, mas onde pessoas e animais coexistem em sociedade.

Um universo imaginário para os “Talent Explorers”

Max (o capitão), um garoto de 15 anos; Roc (um grande urso com um coração de ouro); e Lynda (uma gatinha ligada em tecnologia) são os “Talent Explorers” e treinadores do FC Barcelona. A missão dessa turma é buscar meninos e meninas de todo o mundo com habilidades únicas para ajudar a construir a próxima geração de estrelas do futebol. Quando uma criança tem a sorte de ser escolhida pelos “Talent Explorers”, ela é convidada a participar de um acampamento de Verão de seis semanas, onde todos treinam juntos para tentar ganhar uma vaga na equipe que representará o Barça na Copa Juvenil.

Marco (um menino catalão de 10 anos), Hao (um menino chinês de 8 anos), Aisha (nascida na Etiópia e tem 9 anos) e Lyli (uma menina americana de apenas 6 anos) serão descobertos graças à tecnologia e às metodologias usadas pelos olheiros especiais do Barça. Através do esporte, esses jovens aprenderão os valores mais importantes (trabalho em equipe, espírito esportivo, entre outros) enquanto desenvolvem suas habilidades futebolísticas de forma divertida, criativa e lúdica. Ganhando ou perdendo, os meninos e meninas voltarão aos seus países de origem. O universo de “Talent Explorers” também incluirá outros personagens e contará com engenhocas interessantes.

 

Confira o teaser da série animada “Talent Explorers”:

 

Depoimento de Dídac Lee, membro do conselho responsável pela Área Digital do FC Barcelona

O Barça Studios continua consolidando seu catálogo de conteúdo, desbravando um terreno até então inexplorado como ficção e agora animação com o ´Talent Explorers´. Esse projeto consolida o compromisso do clube em criar conteúdo da melhor qualidade dentro de sua nova estratégia digital, que coloca os fãs no cerne de tudo. Além disso, com esse conteúdo audiovisual, também podemos alcançar os fãs mais jovens. Esse objetivo também é uma resposta à análise do clube sobre o mundo e o mercado do futebol, em termos de conteúdo de entretenimento, que costumam não focar no público infantil. Contudo, eles também devem ser levados em conta porque serão os fãs do futuro“.

É uma enorme satisfação para o Barça Studios poder trabalhar com a Sony Music Latin Iberia, uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. Esse projeto é resultado do acordo que assinamos no Verão passado para trabalharmos juntos e promovermos ideias que unam esporte e música. A trilha sonora do ´Talent Explorers´ será, sem dúvida, um dos destaques da série. Foi muito importante para o clube trabalhar lado a lado com profissionais com vasta experiência em séries de animação“.

Esse projeto também ajuda o Barça Studios a crescer como produtora de conteúdo audiovisual, explorando um novo terreno como os desenhos animados. Isso significa que o clube pode criar uma nova propriedade intelectual dissociada dos jogadores ou de competições reais, que muitas vezes limitam a capacidade de conteúdo de marketing. Essa nova série animada pertence ao FC Barcelona, e o Barça Studios analisou profundamente o campo das séries de animação para conseguir um produto de alta qualidade à altura dos melhores produtores de animação do mundo“.


Depoimento de Afo Verde, presidente e CEO da Sony Music Latin Iberia

Nós da Sony Music Latin Iberia estamos orgulhosos de participar do incrível ´Talent Explorers´. Esse projeto, o primeiro de nossa parceria, estabelece nossa aliança estratégica com o FC Barcelona para a criação de conteúdo de entretenimento exclusivo relacionado à música e aos esportes. Adoramos ver superestrelas do nosso elenco empolgadas e ansiosas para participar desta joint venture. Temos um grupo como o ´Estopa´, do nosso país, nesse teaser e trabalharemos com outros artistas espanhóis incríveis para produzir a trilha sonora da série.  Esse é apenas o começo“.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado