Menu
Entretenimento

Aproveite a Páscoa sem prejudicar pele e dentes

Arquivo Geral

29/03/2018 12h41

Shutterstock

A Páscoa é uma das celebrações mais esperadas do ano. Mesmo quem não segue à risca as tradições, nessa época, costuma se entregar às delícias do chocolate. No entanto, o aumento no consumo traz preocupações, não só com a balança, mas com a saúde da pele e dos dentes. O dermatologista Erasmo Tokarski e os dentistas Fábio Lara e Rodrigo Lara dão dicas importantes para quem quer evitar problemas desagradáveis.

Segundo o dermatologista Erasmo Tokarski, o chocolate não é o principal fator para o aparecimento de acne, mas, por ser um alimento gorduroso, ele pode acabar aumentando a oleosidade da pele quando ingerido em excesso.

“Isso pode piorar a acne de quem já tem predisposição e agravar quadros inflamatórios pré-existentes. Mas é uma complicação que vale para qualquer comida com muita gordura”, explica Tokarski. Ele recomenda controlar a alimentação e consumir o produto sem exagero. Existem medidas simples de prevenção que diminuem os fatores de risco: “O principal é comer chocolate de forma moderada e fazer uma alimentação rica em fibras, junto com alguns cuidados com a pele”.

É importante manter a pele limpa, lavando com sabonetes específicos para o problema. Outros cuidados também são válidos, até recorrer a uma limpeza de pele pode ser uma boa ajuda dependendo do caso. Os famosos secativos ajudam a acelerar a melhora das espinhas inflamadas. A alimentação correta e a higienização da pele são os melhores caminhos para prevenção.

Para quem não resistir às guloseimas da Páscoa e o chocolate acabar piorando o quadro de acne, a solução é procurar um médico especialista. “Dependendo do caso, o tratamento pode ser tópico ou oral e, para peles lesionadas, os principais tratamentos são com laser, peeling e preenchimento”, indica Tokarski.

Dentes

Para os dentistas Fábio Lara e Rodrigo Lara, da clínica LOE+, alguns problemas dentários podem ser comuns nessa época do ano pelo consumo exagerado de açúcar e pela limpeza incorreta dos dentes após o consumo de chocolate. As crianças principalmente merecem uma atenção especial.

“Comer chocolate logo após as refeições principais e escovar os dentes até 15 minutos depois é uma boa estratégia. Após as refeições, a placa bacteriana começa a agir em 15 minutos, a partir desse momento, se o alimento não for retirado do dente, as bactérias começam a produzir o ácido que ataca os dentes. O açúcar é um grande combustível para elas”, explica Dr. Fábio.

Outra dica importante é evitar consumir o doce antes de dormir, pois quando a pessoa dorme, o fluxo salivar diminui e a boca fica mais seca. Como uma das funções da saliva e ajudar na limpeza dos dentes, essa diminuição pode não ser favorável para quem ingeriu chocolate.

Segundo dr. Rodrigo Lara alguns tipos da iguaria podem ser melhores, como por exemplo o chocolate amargo e ao leite, que têm menos açúcar. Os brancos são os campeões em açúcar. “Também é preciso ter cuidado com os recheios mais grudentos, como caramelo, brigadeiro e doce de leite, porque são mais difíceis de remover durante a escovação”, explica ele.

Para aqueles que usam aparelhos ortodônticos, o cuidado é dobrado, tanto na escovação quanto no cuidado para não quebrar as suas peças. Evitar ovos crocantes e maciços, que são mais duros. Mas se for consumi-los a pessoa deve comer os pedaços cortados e menores. E por fim, além de uma boa escovação de pelo menos uns três minutos, não esquecer de passar o fio dental.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado