Menu
Entretenimento

Ao lado de amigos, Yamandu Costa faz show inédito na Caixa Cultural

Arquivo Geral

23/05/2018 14h10

Divulgação

Da Redação
[email protected]

Aos amantes do choro, do samba, do tango e da amizade, o violonista Yamandu Costa, acompanhado por instrumentistas da música brasileira, traz ao Teatro da Caixa Cultural Brasília, nos dias 1, 2 e 3 de junho (sexta a domingo), um show inédito. Moradores da capital federal poderão prestigiar o primeiro show do quarteto no País, após a gravação do álbum Tocata à Amizade.

Composto por Yamandu Costa (violão de 7 cordas nylon), Alessandro Bebê Kramer (acordeom), Rogério Caetano (violão de 7 cordas aço) e Luis Barcelos (bandolim de 10 cordas), o disco ganhou o Prêmio da Música Brasileira 2016 nas categorias melhor álbum instrumental e melhor grupo instrumental.

“A gente, que toca música popular, tem esse costume de fazer reuniões, saraus, nos quais trocamos informações e aprendemos novas músicas. Nesse CD eu quis fazer uma alusão a essa prática muito comum e muito natural entre nós”, conta o músico e compositor gaúcho.

Tocata à Amizade reúne composições de Yamandu Costa e também presta homenagem a grandes músicos e compositores brasileiros, especialmente os ligados ao choro.

No repertório, apresentam Suíte Impressões Brasileiras, composição de Yamandu Costa especialmente encomendada pelo Auditório do Museu do Louvre, de Paris, em 2010, sendo uma homenagem à diversidade da música brasileira, com quatro movimentos alusivos a diferentes regiões do País: choro-tango, valsa, frevo-canção e baionga (mistura de baião com milonga); e Suíte Retratos, uma obra fundamental do repertório brasileiro (a tão difícil mistura de linguagens entre a música clássica e a música popular), do maestro Radamés Gnattali, que celebra, em quatro atos, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga.

Além das três apresentações, o quarteto realizará uma oficina-show aos admiradores de música de qualidade. Com o tema “Ritmos Tradicionais da Música Instrumental Brasileira”, a oficina será ministrada pelos quatro músicos integrantes do projeto em formato de masterclass, com diálogo e música. Os participantes podem perguntar e conversar diretamente com os músicos ministrantes, que trocam sobre sua experiência musical e aprendizado com grandes mestres e realizam demonstrações com seus respectivos instrumentos. A oficina é aberta ao público e acontece no dia 2, sábado, às 15h, no Teatro da Caixa, com entrada franca.

Serviço:
Show: Tocata à Amizade
Quando: 1, 2 e 3 de junho (sexta a domingo)
Onde: Teatro da Caixa Cultural Brasília
Endereço: Setor Bancário Sul Quadra 4 Lotes ¾ – Asa Sul
Informações: 3206-9448 e 3206-6456
Horário: sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 10 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes Caixa, pessoas acima de 60 anos e doadores de agasalho).
Bilheteria: Terça a sexta-feira e domingo, das 13h às 21h e sábado, das 9h às 21h
Classificação livre

Oficina-show: Ritmos Tradicionais da Música Instrumental Brasileira
Quando: 2 de junho (sábado)
Onde: Teatro da Caixa Cultural Brasília
Endereço: Setor Bancário Sul Quadra 4 Lotes ¾ – Asa Sul
Horário: 15h
Entrada franca

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado