Menu
Entretenimento

AfroExplo celebra o Mês da Consciência Negra com Desfile de Moda Afro

Colaborador JBr

03/11/2016 17h25

Foto: Divulgação

Um espaço para celebrar e enaltecer a beleza e a diversidade da cultura afro-brasileira. Com essa proposta, o AfroExplo leva ao palco do Museu Nacional, no Mês da Consciência Negra, o VII Desfile de Moda Afro. Sob o tema “Acenda sua chama Tanzânia”, o evento ocorre no dia 19 de novembro e apresenta, ainda, um espetáculo de artes integradas, resultado das oficinas de teatro, dança afro e percussão, promovidas pelo Instituto Cultural Congo Nya.

As atividades do projeto tiveram início em agosto e chegam ao seu ápice em novembro. Com uma programação diversificada, o AfroExplo é uma ação social que conta com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal. A iniciativa também pretende promover a valorização da produção cultural de São Sebastião, exaltando artistas e a população da comunidade.

A programação do evento final tem início com o VII Desfile de Moda Afro. Com peças exclusivas Black Style, a coleção busca inspiração nas cores e elementos africanos, utilizando estampas e tecidos importados de países como a Tanzânia, grande homenageada desta edição. O evento conta com a participação de modelos voluntários, vindos de diversas regiões do DF como Ceilândia, Gama e São Sebastião.

O AfroExplo 2016 é uma realização do Instituto Cultural Congo Nya, em parceria com o Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião. O projeto conta com o apoio do Instituto Federal de Brasília, da Administração Regional de São Sebastião, do Acampamento Tiradentes, da Escola Classe 104, do Espaço Imaginário Cultural e do Sistema Fibra.

Tanzânia – O AfroExplo também tem como objetivo incentivar o estudo da história da África e a valorização das conquistas já realizadas mundialmente pelo povo africano e seus descendentes. Nesta edição, as belezas, cores e ritmos da Tanzânia são os grandes homenageados.

Conhecida por seus parques e belezas naturais, a República Unida da Tanzânia é o 31º maior país do mundo e abriga os três maiores lagos da África: Vitória, Tanganica e Malauí. Embora o idioma oficial seja o swahili (ou suaíli), também utilizado por grande parte da população do Quênia e de Uganda, os tanzanianos possuem ainda mais de 100 dialetos.

Terra natal de Fred Mercury, vocalista da banda de rock Queen e ícone da cultura pop, a Tanzânia é dividida em 26 regiões, que incluem o arquipélago de Zanzibar, e possui alguns dos mais antigos assentamentos humanos, com fósseis dos primeiros hominídeos. As pegadas humanas mais remotas, com 3,6 milhões de anos, foram encontradas por lá, e a região da Garganta de Olduvai, localizada ao norte do país, é chamada de “o berço da Humanidade”.

Outras atrações famosas do país são o monte Kilimanjaro, a cratera do Ngorongoro (uma das maiores caldeiras vulcânicas do mundo, que abriga quase todas as espécies de animais daquela região) e as praias de Zanzibar.

Serviço:

AfroExplo VII
Data: 19 de novembro. Sábado, às 19h.
Local: Auditório do Museu Nacional da República
Entrada franca
Mais informações: (61) 3335-7151 | icongonya.wix.com/congonya

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado