Menu
Entretenimento

Adriana Calcanhotto e Eucanaã Ferraz lançam livro no ParkShopping

Arquivo Geral

26/09/2016 11h39

Divulgação

Com mais de 10 discos lançados, Adriana Calcanhotto lança no próximo dia 29 de setembro, às 19h30, na Fnac Brasília – ParkShopping, o livro Pra que é que serve uma canção como essa?. Com 91 letras selecionadas pelo poeta Eucanaã Ferraz, o exemplar reúne sucessos e composições inéditas de Adriana ao longo de seus mais de 25 anos de carreira. O evento contará com bate-papo mediado pelo jornalista Diego Ponce de Leon e sessão de autógrafos com os autores.

Para além da canção, há a palavra, a escrita de Adriana Calcanhotto. Letras que se descolam de suas músicas, desdobrando o jogo poético de ritmo, imagens e sentidos. Com mais de 10 discos lançados, além de uma obra dedicada às crianças, sob o heterônimo de Partimpim, as letras de Adriana começaram a ser compostas a partir do fim dos anos 1980 e já atravessam mais de 25 anos em um processo de afirmação de uma linguagem – e de grande reconhecimento de crítica e público.

Neste livro está parte substancial dessa produção: 91 letras selecionadas pelo poeta Eucanaã Ferraz, que reuniu desde sucessos como “Esquadros” e “Mentiras” até composições inéditas, sublinhando o traço substantivo, essencial, da autora.

Como atesta Eucanaã, que organizou a obra em ambientes temáticos por onde transitam suas composições, há em meio à aparente pluralidade de Adriana uma escrita própria: “Nas páginas desse livro, reconhecemos imediatamente que estamos diante de textos, ou ainda, de uma escrita. E, sem dúvida, de um estilo.”

Em um campo de diálogo que a compositora tece com seus interlocutores, parceiros e referências – nas artes plásticas, na poesia e na própria música –, as letras de Adriana conciliam o minimalismo e a vertente tropicalista, a vanguarda e o popular, fazendo com que a experimentação frequente o mainstream de modo inédito.

Autores

Adriana Calcanhotto gaúcha de Porto Alegre, nascida em 1965, Adriana Calcanhotto se lançou no universo musical no final dos anos 1980 com ousadia e invenção. Múltipla artista – compositora, cantor, escritora e ilustradora –, seu trabalho e sua criatividade somaram-se à obra de parceiros como Augusto de Campos, Waly Salomão e Antonio Cícero.

Adriana também levou para a música a produção de outros grandes poetas, como Ferreira Gullar e Mário de Sá-Carneiro. Teve suas canções interpretadas por alguns dos maiores nomes da música popular brasileira e por manter um constante diálogo com a cultura portuguesa foi nomeada em dezembro de 2015 Embaixadora da Universidade de Coimbra.

Eucanaã Ferraz nasceu em 1961, no Rio de Janeiro. Poeta, publicou, entre outros livros, Desassombro (2002), Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional; Sentimental (2012), Prêmio Portugal Telecom de Poesia, Escuta (2015) e os infanto-juvenis Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos (2009) e Palhaço, macaco, passarinho (2010), Prêmio Ofélia Fontes de Melhor Livro para a Criança, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Organizou a Poesia completa e prosa de Vinicius de Moraes (2004), e Letra só, de Caetano Veloso (2003). É professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da UFRJ, e desde 2010 atua como consultor de Literatura do Instituto Moreira Salles.

FICHA TÉCNICA
Título: Pra que é que serve uma canção como essa?
Autora: Adriana Calcanhotto
Organização: Eucanaã Ferraz
Número de páginas: 192
Preço: R$ 48,00

Lançamento do livro ” Pra que é que serve uma canção como essa?”
Dia 29 de setembro, quinta-feira, às 19h30
Fnac Brasília – ParkShopping
SAI/SO ÁREA 6580 LUC 149P – GUARÁ BRASILIA – DF
Entrada Franca e Livre para todos os públicos
Informações: (61) 21052000
Evento sujeito a lotação

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado