Menu
Entretenimento

Admirável Música Nova: Encontros musicais surpreendentes no CCBB

Arquivo Geral

02/04/2018 18h25

Craca e Dani Nega abrem festival (Crédito: Vila Maria Zélia/Divulgação)

Beatriz Castilho

[email protected]

Entre rock, soul, rap e MPB existem diversas diferenças – que vão de personalidade à sonoridade. Em meio às divergências, fazer música se torna o ponto em comum, e foi a partir desta ideia que surgiu o festival Admirável Música Nova. A proposta: um palco, diferentes artistas e o objetivo de celebrar a primeira arte a partir da diversidade.

Durante as quatro terças-feiras de abril, a partir desta terça-feira (3), sempre às 19h30, o palco do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivo Sul) recebe os encontros atípicos do festival, que acontecem para celebrar a pluralidade e criar novas conexões musicais a partir disso. Conhecidas pelo forte discurso político, Craca e Dani Nega, GOG e Muntchako inauguram a programação da festa.

“GOG e Muntchako são dois trabalhos muito diferentes que, apesar das divergências, explicam um pouco o que Craca e Dani Nega são”, afirma Craca, em entrevista ao JBr., Craca e Dani Nega é um projeto que une o produtor musical e artista visual Felipe Julián e a atriz e MC Dani Nega. Sem gênero definido, a dupla explora beats instrumentais que relembram trilhas sonoras de filmes de ficções científicas dos anos 1980. O uso de instrumentos eletrônicos tradicionais são misturados ao rap militante da MC.

A união surgiu em 2016, já no processo da gravação do primeiro disco: Craca, Dani Nega e o Dispositivo Tralha, premiado em 2017 pelo 28º Prêmio da Música Brasileira. “Ainda que eu tivesse um discurso político na parte visual, as reivindicações que a Dani escreve são camisas que eu também visto; isso permitiu que a gente modulasse o trabalho e colocasse força nesse discurso”, explica Craca.

O nome utilizado por Felipe vem de um crustáceo que gruda em cascos de navios, e que representa a ideia do projeto. “Sem sair do lugar, Craca percorre o mundo inteiro, e dessa forma arrasta uma tralha cultural. Foi uma forma de sintetizar meu som, que ao mesmo tempo tem um caráter de mistura e humor na parte instrumental”, completa.

Também sobem ao palco GOG e Muntchako. O primeiro é veterano do rap brasiliense, considerado um dos pioneiros do movimento. Premiado pelo Huntúz, em 2004, GOG é conhecido por letras ativistas. Já Muntchako é um trio instrumental da capital, que explora ritmos percussivos misturados a outros gêneros.

Brasil-França

Ed Motta também está na programação (Crédito: Daryan Dorelles/Divulgação)

O segundo dia do festival promete uma intensa apresentação. A conexão internacional acontece no dia 10, com protagonismo da voz de Ed Motta e auxílio da cantora francesa Camille Bertault. Seguidos por Vitor Araújo e Negro Léo, no dia 17, trabalhando juntos pela primeira vez.

PianOrquestra sobe ao palco ao lado da cantora Ana Cañas (Crédito: Victor Naine/Divulgação)

O último dia fica por conta da PianOrquestra em parceria com Ana Cañas. Formado por Claudio Dauelsberg, Anne Amberget, Marina Spoladore, MAKO e Priscilla Azevedo, o grupo carioca é conhecido pelo som produzido por 10 mãos em apenas um piano. Com 15 anos de história, o conjunto conta com turnês internacionais no currículo, além de premiações do Itaú e Telemar, em 2005.

Claudio Dauelsberg, diretor musical do conjunto, explica que Villa-Lobos, Tom Jobim e elementos étnicos são as principais inspirações para a composição sonora do grupo. “O repertório é bastante brasileiro e, por ser muito lúdico, agrada a todos os públicos, de idosos a crianças”.

Além de inovação e brasilidade, a composição ‘espetáculo ao vivo’ não pode ser deixada de lado. “Ao mesmo tempo em que dançamos, temos interatividade. Além da produção do som, existe uma apresentação com projeção do que acontece dentro do piano”, conta Claudio. Para o diretor, o show de fechamento do Admirável Música Nova será recheado de força e experimentação.

Afinal, qual a graça de ser igual?

 

Programação

Dia 03: 19h30 – Craca e Dani Nega + GOG e Muntchako

Dia 10: 19h30 – Camille Bertault + Ed Motta

Dia 17: 19h30 – Vitor Araújo + Negro Léo

Dia 25: 19h30 – PianOrquestra + Ana Cañas

 

Serviço:

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 2)

Datas: 03, 10, 17 (terças) e 25 (quarta) de abril

Preço: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira)

Informações: (61) 3108-7600

Não recomendado para menores de 10 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado