Menu
Entretenimento

2ª semana do 6º Icumam Lab prevê palestras abertas, consultorias e premiação a projetos

Programação online de laboratório dedicado ao impulsionamento de nove projetos audiovisuais do Centro-Oeste também oferece consultorias, video pitching e palestras exclusivas até 17 de julho de 2020

Redação Jornal de Brasília

10/07/2020 14h24

O Icumam Cultural e Instituto prossegue, até 17 de julho, com a programação online da segunda semana do 6º Icumam Lab, em respeito às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Governo de Goiás em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Nove projetos audiovisuais do Centro-Oeste – três longas-metragens ficcionais, três documentais e três séries – serão desenvolvidos, de 6 a 17 de julho, em um laboratório imersivo de impulsionamento desses projetos, com carga horária online de 125 horas. O público em geral poderá acompanhar as duas palestras abertas previstas na próxima semana, nos dias 13 e 16 de julho, a serem transmitidas no canal do Icumam no Youtube (horário de Brasília).

A realização é do Icumam Cultural e Instituto, apresentação do Fundo de Arte e Cultura de Goiás através do Governo do Estado de Goiás e apoios do BrLab, Mistika, DOT Cine, C/as4atro e Vermelho Filmes. 

Maria Abdalla – Credito: Diovanely Abreu

Imersão via internet, pela primeira vez – “Tem sido um grande desafio realizar este projeto online. Após a primeira semana, percebemos que a situação da pandemia nos tornou mais unidos em torno do objetivo de impulsionar os projetos audiovisuais do Centro-Oeste, o que se transformou em foco, disciplina e cumplicidade. Os resultados têm sido muito positivos”, enfatiza Maria Abdalla, diretora do 6º Icumam Lab.

Palestras abertas ao público via YouTube – O Icumam convida o público em geral para as duas palestras abertas dentro da programação do 6º Icumam Lab. No dia 13 de julho (segunda), das 10 às 12h (horário de Brasília), o cineasta e roteirista João Paulo Miranda Maria fala sobre sua trajetória na palestra “Do cinema de interior à experiência internacional”, com mediação do produtor Rafael Sampaio. O cineasta vai conversar sobre a construção de um Cinema Caipira a partir das produções na cidade de Rio Claro-SP com o coletivo Kino-Olho, fundado por ele, utilizando da experimentação com filmes-ensaios até a realização profissional de seus curtas que competiram em Cannes (2015 e 2016) e Veneza (2017). A experiência de Laboratórios internacionais, Residência Artística Cinéfondation e a co-produção internacional com seu longa-metragem de estreia, Casa de Antiguidades, que está na Seleção Oficial do Festival de Cannes 2020, também serão abordadas.

E no dia 16 de julho (quinta), das 18 às 20h (horário de Brasília), a produtora Emilie Lesclaux apresenta o “Estudo de caso do filme Bacurau”, com mediação do produtor Ivan Melo. A produtora fala sobre a trajetória nacional e internacional deste filme brasileiro ganhador do prêmio do júri no Festival de Cannes 2020. Nascida na França, a produtora mora desde 2002 no Recife-PE. Formada em Ciências Políticas, trabalhou dois anos no Consulado Geral da França para o Nordeste, no Serviço de Cooperação e de Ação Cultural. Desde 2005 é sócia da produtora pernambucana CinemaScópio. Desde 2008 é produtora e co-diretora da Janela Internacional de Cinema do Recife. Naquele ano, produziu o curta-metragem Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho, selecionado em 40 festivais e vencedor de 32 prêmios. 

A transmissão das palestras se dará via canal do Icumam no YouTube ( https://www.youtube.com/channel/UCqci_4H58w-KL-MpnPKZNjg ) e não há necessidade de inscrição.

Programação (exclusiva para representantes dos projetos) – A programação online exclusiva para diretores e produtores continua na segunda 13 e na terça 14 de julho, na etapa “Projetos Elevados”. Nesses dois dias, das 9 às 17h, os tutores prestam consultorias individuais finais de Roteiro (2h), Produção (1h) e Projeto (1h). Com a revisão minuciosa dos conteúdos dos projetos, os participantes vão identificar o alinhamento das metas estabelecidas na primeira semana e fazer ajustes de acordo, com a orientação e esclarecimento de dúvidas pelos tutores.

Já na etapa “Reta Final”, no dia 15 de julho (quarta), a partir das 9h, diretores e produtores dos nove projetos impulsionados pelo laboratório têm consultorias individuais finais de Pitching com a produtora e consultora de pitching Fernanda De Capua (40 minutos por projeto), com o objetivo de praticar e ajustar as apresentações dos projetos. Durante a tarde, haverá plantão de dúvidas de Roteiro, Produção e Projetos com os tutores, em programação online exclusiva para os participantes.

No penúltimo dia de 6º Icumam Lab, 16 de julho (quinta), durante a tarde, os participantes estarão produzindo e finalizando os video pitchings dos projetos, que serão entregues para avaliação do júri composto pela produtora Ariene Ferreira da c/as4atro; pela publicitária e diretora de atendimento da DOT Cine, Magali Wistefelt; pelo diretor, produtor e supervisor de pós e efeitos da Mistika, Marcelo Siqueira; e pelo produtor convidado Ivan Melo.

Dia 17 de julho, sexta, acontecem as sessões de video pitching, das 10 às 13h, e o encerramento do 6º Icumam Lab. Das 16 às 18h, ocorre o anúncio da premiação aos projetos com melhor desempenho no video pitching segundo o júri, seguido de confraternização online entre os participantes, tutores e equipe.

SERVIÇO

6º ICUMAM LAB – De 6 a 17 de julho de 2020

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS ABERTAS AO PÚBLICO

13 de julho (SEG) – 10h às 12h (horário de Brasília)

Do cinema de interior à experiência internacional – Com João Paulo Miranda Maria ( cineasta e roteirista)

Mediação: Rafael Sampaio (produtor)

16 de julho (QUI) – 18h às 20h (horário de Brasília)

Estudo de caso sobre o filme Bacurau – Com Emilie Lesclaux  (produtora)

Mediação: Ivan Melo (produtor)

Transmissão via YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCqci_4H58w-KL-MpnPKZNjg 


Informações: www.icumam.com.br/lab_2020 e [email protected]
Instagram: icumam_ / Facebook: @icumamlab/ 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado