Menu
Entretenimento

Dia Mundial da Criatividade será celebrado com mais uma edição do Ossobuco no CCBB

Redação Jornal de Brasília

17/04/2019 10h15

Referência mundial em cultura criativa, Brasília acumula dois títulos da Unesco e inspira a todos que passam por aqui. Mesmo quem vive na cidade há tempos e já está acostumado com a arquitetura e o planejamento, se encanta diariamente e se surpreende a cada nova perspectiva. Nesse espírito há 7 anos surgiu o Ossobuco, projeto independente que realiza palestras e encontros com brasilienses e candangos que compartilham suas histórias e experiências. Já foram mais de 200 edições e milhares de pessoas impactadas.

E neste domingo (21) acontece mais uma edição durante o Dia Mundial da Criatividade que coincide com o aniversário de 59 anos de Brasília. O projeto integra a programação do PicNik que será realizado no gramado do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Nesta edição especial sobre criatividade se apresentam Ana Carolina de Freitas – Nous Cultura Criativa, Caio Dutra – No Setor, Carlos Eduardo Guimarães – Produtor Cultural, Heloisa Rocha Pinho – Co – Piloto e Leila Ribeiro – Sala. A ideia é trocar ideias, experiências e contatos com o circuito criativo do DF.

A cada edição novas experiências de quem faz história em Brasília

Helô Pinho é a anfitriã da capital. Ela lembra os títulos que Brasília recebeu da Unesco: em 1987 como Patrimônio Cultural da Humanidade para a Educação, Ciência e a Cultura; e em 2017 como cidade design da Rede de Cidades Criativas. E destaca alguns projetos que compõem a alma criativa da cidade como o Projeto Cabeças, Jogo de Cena e Feira de Música nos anos 80. Hoje os coletivos estão espalhados por todo o Distrito Federal, como a Casa Frida (São Sebastião), o pólo de modas (Guará), Mercado Sul (Taguatinga) e Jovem de Expressão (Ceilândia), para citar alguns.

Heloísa Pinho no Ossobuco de abril de 2018

Dia Mundial da Criatividade

A data “World Creativity Day” é mundialmente reconhecida pela ONU desde 2017. No Brasil, a criatividade começou a ser celebrada em São Paulo em 2014 por iniciativa da ProjectHub e cinco anos depois, o projeto já alcançou 53 cidades em 17 estados do Brasil e de Portugal.

Em cada uma das cidades anfitriãs foram escolhidos líderes, selecionados pela plataforma ProjectHub, cuja atuação fosse destaque na cultura criativa local. Em Brasília, a escolhida foi Heloisa Pinho Rocha, paulistana, que chegou à cidade em 1980 e desde então atua na cena brasiliense. Atualmente gerencia o Co-Piloto (espaço de coworking e capacitação), organiza e apresenta o Ossobuco (evento mensal de palestras curtas) e organiza e é responsável pela curadoria do Festival Setor Criativo Sul que está na segunda edição.

Serviço:

21 de abril: 59o aniversário de Brasília
e Dia Mundial da Criatividade.
Ossobuco especial sobre Criatividade:
Hora: 16h
Local: PICNIK – área externa do CCBB Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado