Menu
Brasília

Webinar discute desafios e oportunidades em planejamento urbano

Os convidados vão refletir acerca de temas como espaço urbano, mobilidade, cidade formal e informal, finanças públicas, tecnologia, saúde e saneamento

Aline Rocha

22/07/2020 12h58

Nesta quarta-feira (22), às 16h, vai acontecer o webinar gratuito “Desafios e oportunidades em planejamento urbano: uma reflexão final”, fechando o primeiro ciclo da série de webinars proposta pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. 

Participarão do evento Águeda Muniz, Fernando Chucre, Germano Bremm?, João Domingos Azevedo?, Maria Fernandes Caldas?, Mateus de Oliveira? e Renato Barandier?. Todos já fizeram parte de outros webinars da série e vão debater, neste último, a relação e articulação de todas as temáticas tratadas no evento, com reflexão acerca de temas como espaço urbano, mobilidade, cidade formal e informal, finanças públicas, tecnologia, saúde e saneamento. O evento será mediado por Camila Maleronka e Tomás Alvim.

Para participar, basta acessar o site do Instituto Insper. Conheça os participantes: 

  • Águeda Muniz ?
    Doutora em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Finanças e Gestão Pública. Trabalhou na elaboração e coordenação de planos diretores municipais, planos de desenvolvimento regional e planos de governo. Compõe, desde 2013, a equipe do Prefeito Roberto Cláudio a frente da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA).
  • Camila Maleronka
    Arquiteta e consultora com experiência em urbanismo e financiamento urbano. É colaboradora do Instituto Lincoln desde 2010 como coordenadora, pesquisadora e professora. Trabalha como consultora para os setores público e privado.
  • Fernando Chucre?
    Arquiteto Urbanista. Desde janeiro de 2019 é Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de Secretário Municipal de Habitação. No Governo do Estado de São Paulo foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) (2015/2017).
  • Germano Bremm?
    Secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, especialista em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Imobiliário. Na Prefeitura de Porto Alegre, também atuou na Assessoria da Secretaria do Planejamento Urbano, na Assessoria Jurídica da Secretaria de Urbanismo, e na Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral Adjunta de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente. ?
  • João Domingos Azevedo?
    Arquiteto e Urbanista (2001) e Mestre em Desenvolvimento Urbano (2019), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Sócio Fundador da Metro Arquitetura Ltda. Desempenhou diversas funções junto ao IAB/PE, entre 2002 e 2011. Foi Conselheiro do CAU/PE entre 2012 e 2017. Desde 2015, ocupa o cargo de Presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira – ICPS.
  • Maria Fernandes Caldas?
    Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Secretária de Políticas Urbanas de Belo Horizonte, onde já exerceu o cargo de Secretária de Planejamento Urbano. Foi Diretora de Infraestrutura Urbana e Social do PAC no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão.
  • Mateus de Oliveira?
    Graduado em Direito pela FMU/SP (2002), cursou mestrado em Direito Urbanístico pela PUC/SP (2004), pós-graduado em Negócios Imobiliários pela FGV/SP (2007). Atuou como advogado especialista em questões urbanísticas por 16 anos. Foi conselheiro do CONPLAN por dois mandatos (2014-2016 / 2018) e professor da Pós-Graduação em Direito Imobiliário e Urbanístico do IDP.
  • Renato Barandier ?
    Arquiteto e urbanista, com mestrado em engenharia de transportes. Participou da elaboração do Plano Diretor de Transportes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU) e atualmente é secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói. ?
  • Tomas Alvim?
    Tomas Alvim é editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Membro Comitê Popular de Combate ao COVID-19.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado