Menu
Brasília

Volta às aulas: escolas públicas começam a ser higienizadas

15 equipes de limpeza limparão 15 unidades ao mesmo tempo. O objetivo é higienizar todas as 675 escolas antes do retorno às aulas

Redação Jornal de Brasília

27/07/2020 8h01

CEM Urso Branco - escola

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Vítor Mendonça e Willian Matos
[email protected]

Todas as 675 escolas públicas do Distrito Federal serão higienizadas nos próximos 15 dias. O serviço começou na manhã desta segunda-feira (27), e a primeira unidade a receber o serviço é o Centro de Ensino Médio Urso Branco, no Núcleo Bandeirante. 

O retorno às atividades estudantis presenciais está previsto para o fim de agosto e ao longo do mês de setembro. Até lá, o GDF pretende higienizar todas as escolas minuciosamente. Para isso, foram feitas 15 equipes, que limparão 15 escolas ao mesmo tempo. São, portanto, pelo menos 45 dias para todas as instituições de ensino receberem o procedimento. Após isso, será feito um novo rodízio.

“Concluído o ciclo, ele se renova, para que os alunos se sintam seguros o tempo todo”, explicou o secretário Executivo das Cidades, Valmir Lemos de Oliveira. “Queremos que os alunos retornem no menor tempo possível”, completou.

O secretário de Educação, Leandro Cruz, afirma que, após a volta às aulas, a higienização será mantida diariamente, com hipoclorito de sódio. A substância, com solução à base de cloro, é usada para matar fungos, bactérias e  vírus. “Queremos uma volta às aulas com segurança e de acordo com a ciência”, afirmou.

Nos próximos dias, professores e demais funcionários das escolas farão o teste para o novo coronavírus, a fim de atestar a possibilidade de volta. Após isso, o secretário explica que novas testagens fornecidas pela pasta deverão ser feitas apenas em casos sintomáticos para a doença.

sanear df

Equipe do Sanear-DF se preparando para a limpeza do CEM Urso Branco. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Retorno

O retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino públicas está previsto, segundo calendário da Secretaria de Educação, para 31 de agosto – aos Jovens e Adultos (EJA) – e 8 de setembro – alunos do Ensino Médio (CEM).

A volta do Ensino Fundamental será em dois processos. Do 6° ao 9° ano, a previsão de retorno é para o dia 14 de setembro; e do 2° ao 5°, no dia 21 de setembro. No dia 28 de setembro é a vez da Educação Infantil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado