Menu
Brasília

Viva Lago Oeste será lançado na sexta-feira (8)

Iniciativa irá potencializar o turismo na região ecológica e rural do Distrito Federal

Redação Jornal de Brasília

07/11/2019 17h29

Crédito: Estrada Parque Contorno (EPCT), a DF-001. Foto Gabriel JaburAgência Brasília

A união entre treze empreendimentos, o Sebrae/DF e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, no âmbito do Programa Investe Turismo, irá promover o desenvolvimento turístico do Lago Oeste. Na sexta-feira (8), será lançado o Viva Lago Oeste com a proposta de oferecer aos visitantes e turistas produtos e serviços de qualidade e experiências memoráveis.

A região fica localizada em Sobradinho e é considerada uma das áreas ecológicas da capital brasileira, detentora das mais belas paisagens. No Lago Oeste, é possível encontrar hospedagem, gastronomia, espaço de eventos, Turismo Rural, Ecoturismo e Turismo de Aventura. Além disso, uma produção local de moda, arte, agrofloresta e de cogumelos e queijos, proporcionando experiências únicas e inesquecíveis.

“O Viva Lago Oeste é resultado de um trabalho contínuo de empresários que se uniram para criar novas experiências. A vocação da região para o Ecoturismo, Turismo de Aventura e Gastronômico é muito forte. A atuação da Setur e Sebrae-DF no âmbito do Investe Turismo, fortalecerá esse roteiro e ampliará o alcance pela promoção ”, afirmou a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.

De acordo com Nathália Hallack, analista do Sebrae no DF, o objetivo da iniciativa é desenvolver o turismo na região a partir da oferta organizada de produtos e serviços turísticos. “Os empreendimentos são diversos, mas possuem como princípios comuns questões relacionadas à sustentabilidade e ao desejo de compartilhar esse ‘modo de viver’ com os visitantes”.

O Viva Lago Oeste começou em 2017, quando um grupo de empresários da região procurou o Sebrae/DF para ajudá-los a desenvolver o Turismo na região. Juntamente com a Setur/DF, as estratégias para fomentar o turismo rural foram alinhadas e inseriu-se no projeto a Torre de TV Digital e o Caminhos do Planalto Central, que mapeou mais de 400 quilômetros de trilhas em todo o Distrito Federal.

Para José Júnior, proprietário da Trilha do Calango – espaço de eventos localizado no Lago Oeste, a iniciativa é fundamental para dar uma maior visibilidade a região e fomentar o Turismo. “O Lago Oeste é o local mais ecológico de Brasília, está entre o Parque Nacional de Brasília, a APA de Cafuringa e é os Caminhos das Cachoeiras. O nosso objetivo é prestar serviços de qualidade, oferecer produtos orgânicos e experiências memoráveis. A região é belíssima e próxima ao Plano Piloto. Temos muito a oferecer”, disse.

Investe Turismo
O Distrito Federal faz parte de uma das 30 rotas turísticas estratégicas que compõe o Programa Investe Turismo, lançado pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur. Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, Brasília será uma das rotas com os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante, ambos na Chapada dos Veadeiros (GO). O programa tem como objetivo melhorar a competitividade e acelerar o desenvolvimento turístico em 158 municípios brasileiros por meio da atividade do setor.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado