Menu
Brasília

Vigilância sanitária já inspecionou mais de 10 mil estabelecimentos em 2019

Entre janeiro e abril foram dadas 2.235 licenças de funcionamento. Estima-se que cerca de 200 mil empresas sejam reguladas pela Vigilância Sanitária

Aline Rocha

21/06/2019 12h27

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Da Redação
[email protected]

Nos primeiros cinco meses de 2019, a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizou 10.727 inspeções em estabelecimentos comerciais do Distrito Federal (DF). Esse valor é o equivalente a cerca de 71 inspeções por dia e as ações são para mitigar riscos e promover a saúde dos consumidores, prevenindo problemas.

O diretor de Vigilância Sanitária, Manoel Neto, explica que a vigilância sanitária também recebe demandas de alguns órgãos, como Ministério Público e administrações regionais. “As fiscalizações podem acontecer por demanda do próprio empreendedor, por meio de denúncias e por ouvidorias feitas pela população, além de vistorias programadas, como as realizadas em períodos como Dia das Mães e Dia dos Namorados”, conta.

A Divisa faz inspeções nas áreas de alimentos, medicamentos e serviços em bares, lanchonetes, buffets, supermercados, food trucks e eventos que ofereçam alimentação. “Estima-se que de 25% a 35% da população já tiveram algum tipo de intoxicação alimentar. Então, a ideia é baixar essas estatísticas”, explicou o diretor.

Entre janeiro e abril deste ano foram concedidas 2.235 licenças de funcionamento pela Divisa. Estima-se também, que cerca de 200 mil empresas sejam reguladas pela Vigilância Sanitária no DF. Ele explica que as atividades são separadas em baixo e alto risco e, por meio dessa divisão, o empreendimento precisa ou não receber a visita da vigilância para abertura do negócio.

“As de baixo risco têm a liberdade de abrir, bastando apenas declarar que obedecem aos requisitos. Mas isso não impede que ela receba, a qualquer momento, uma fiscalização da vigilância”, complementa Neto. 22 regiões administrativas possuem Núcleos de Vigilância Sanitária. No local, a população pode buscar mais informações sobre os serviços oferecidos.

 

Com informações de Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado