Menu
Brasília

Vídeo: Temporal inunda garagem com dez carros na Asa Norte

Arquivo Geral

17/11/2018 12h25

Imagem cedida ao Jornal de Brasília

Jéssica Antunes
[email protected]

Quando o céu começa a escurecer e a chuva ameaça cair, o funcionário público aposentado César Maia corre para tirar o carro da garagem. O sinal é de que o subsolo do Bloco G da quadra 402 da Asa Norte vai alagar. O homem, que já perdeu uma caminhonete por conta de inundamento, diz não aguentar mais a situação que se repete anualmente e pensa em se mudar. Nesta sexta-feira (16), mais uma vez o socorro precisou ser acionado para esgotar o acúmulo de água e até agora os elevadores estão interditados.

Imagens gravadas durante a chuva mostram o volume da correnteza que chegou até ali durante a tarde. A água acumulada atravessou as barreiras e começou a inundar a garagem ocupada por veículos dos moradores que pagam caro pela localização privilegiada, bem no centro de Brasília. Veja vídeo cedido ao Jornal de Brasília:

Maia escolheu aquele prédio por comodidade nove anos atrás, mas afirma ter visto facilidades “saírem pelos dedos” ao longo dos anos.

“A coisa complicou com o início de construções para a Copa do Mundo de 2014. Agora a correnteza vem de maneira torrencial, tipo tromba d’água. Por isso, prefiro tirar o carro da garagem quando o tempo de chuvas começa. Prefiro não correr risco”, diz o aposentado de 66 anos.

César Maia mostra os rastros deixados pela correnteza desta sexta-feira (16). Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

O medo não é infundado. Em 2014, ele levou um prejuízo avaliado em R$ 50 mil por uma caminhonete que estava estacionada e foi atingida pela correnteza dentro do subsolo. “Minha esperança é que o novo governador resolva o problema. A ele faço esse apelo em nome de toda a comunidade”, pede.

Na tarde de sexta, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionados para retirar a água acumulada no bloco, onde havia dez carros estacionados. Para o local, foram deslocadas duas viaturas e 12 militares, que usaram duas bombas na operação. Foram quase cinco horas para esgotar o volume, que não era grande quanto em anos anteriores, que chegou a destruir carros estacionados.

Desta vez, a altura da correnteza alcançava a metade da roda dos veículos e nem causou danos materiais. A demora aconteceu, segundo a corporação, em virtude da característica da garagem. As experiências do passado causam temor nos moradores da região. Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, as garagens ficaram interditadas, por exemplo. Em 2014, um carro ficou pendurado na garagem de um prédio na 402 Norte. 

Foto: Matheus Oliveira/Cedoc/Jornal de Brasilia

Leia também:
Chuvas evidenciam problemas de infraestrutura no DF
Com má drenagem, Noroeste complica situação da Asa Norte 
Forte chuva atinge diversas regiões do DF e provoca transtornos
Drenagem deficiente causa estragos incontáveis em época de chuva

Enxurrada sai do Mané Garrincha

De acordo com o coronel Sérgio Bezerra, subsecretário de Defesa Civil, o problema nas quadras 2 da Asa Norte (102, 202 e 402) é uma bacia de captação de água no Estádio Nacional Mané Garrincha. “Antigamente, tínhamos pistas de ciclismo, quadras de tênis, vários espaços destinados ao gramado, e servia de infiltração de água. Depois da obra, o local ganhou um grande estacionamento todo impermeabilizado”, explica.

Daquele ponto, a água da chuva se acumula, desce, aumenta o volume, a velocidade e a força até chegar nos pontos mais baixos da Asa Norte. “É preciso solucionar a questão do sistema de drenagem”, aponta Bezerra. Apesar das constantes ocorrências no local, a área não é considerada de risco pela Defesa Civil. Isso porque algumas intervenções poderiam resolver o problema ali.

Enquanto a solução não vem, a recomendação é redobrar a atenção e os cuidados, chegando a retirar os veículos das garagens quando forem emitidos alertas de chuvas intensas. Para receber mensagens com possíveis riscos, basta  enviar o CEP de interesse para o telefone da Defesa Civil Nacional: 40199.

Foto: Kleber Lima/Jornal de Brasília

Não para de chover

A chuva de novembro está 32,2% acima da média histórica mensal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), das 9h de sexta (16) até 9h de sábado (17), caiu 81 milímetros (mm) de precipitação na capital. Com a soma, o acumulado alcançou 299,9 mm no DF. A previsão é que não pare por aí.

O fim de semana prolongado deve continuar debaixo de chuva, com chance de trovoada em áreas isoladas. Durante a tarde, o sol pode aparecer e a temperatura subir a 28 ºC, mas o tempo logo fechará. “Até o fim do mês, a tendência é que continue com chuva, mesmo que o sol apareça em algum período”, informa o meteorologista Mamedes Melo.

Memória

Durante a última temporada de chuvas, em fevereiro, a laje de uma garagem na 410 Norte desabou e atingiu 25 veículos. Na época, a principal suspeita era de que o incidente havia sido provocado por impermeabilização deficiente da estrutura tenha enferrujado e enfraquecido as ferragens, que não suportaram o peso da terra molhada por intensidade de precipitação.

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado