Menu
Brasília

Vídeo: inauguração da Havan em Brasília vira manifestação pró-Bolsonaro

Arquivo Geral

03/11/2018 11h47

Clientes lotam loja da Havan no SIA, durante inauguração. Foto: Raphaella Sconetto/Jornal de Brasília

Raphaella Sconetto
[email protected]

Ao custo de R$ 20 milhões, a rede de lojas de departamento Havan abriu as portas da primeira unidade em Brasília na manhã deste sábado (3). Antes da abertura, o dono da companhia, Luciano Hang, discursou para os 150 funcionários. E logo quando foi dada a largada ao atendimento, os primeiros clientes lotaram os corredores do estabelecimento. Em pouco tempo, o evento passou da economia para a política: os presentes começaram a gritar palavras de ordem como “eu vim de graça” e “a nossa bandeira jamais será vermelha”. Assista ao vídeo:

A manifestação se deve ao fato de Luciano Hang ser apoiador do presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Durante as eleições, o empresário foi acusado de pressionar os funcionários a votar no candidato, e acabou processado pelo Ministério Público Eleitoral por propaganda eleitoral irregular.

 

Havan em Brasília

A unidade de seis mil metros quadrados fica anexa ao Makro, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), às margens da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) Sul. A 117ª unidade da rede passará a oferecer aos moradores e visitantes de Brasília um mix com mais de 100 mil itens nacionais e importados em diversos setores, como: cama/mesa/banho, eletro, eletrônicos, bazar, presentes, moda (feminina, masculina, infantil, fitness e praia), decoração e outros. A loja funcionará de segunda a sábado, domingos e feriados das 9h às 22h.

Conhecida por instalar uma réplica da Estátua da Liberdade em todas as unidades da rede, a Havan teve o projeto frustrado no Distrito Federal. O Instituto do Patrimônio Artístico Artístico e Nacional (Iphan) proibiu a companhia de erguê-la ali, uma vez que o projeto fere o tombamento da capital federal.

Empregos

A Havan fechará o ano presente em 16 estados brasileiros, 1,5 milhão de metros quadrados construídos e 15 mil colaboradores diretos.

Nos últimos 12 meses, a rede gerou três mil novos empregos no Brasil. Até o fim deste ano, a Havan pretende chegar à meta de 120 lojas, com a abertura de unidades em vários estados brasileiros. As próximas inaugurações acontecem em Campinas (SP), Lages (SC) e Passo Fundo (RS). Com isso, estima-se que o faturamento chegue a R$ 7 bilhões.

História

Com 32 anos de atuação, a Havan iniciou suas atividades em meados dos anos 80. Começou pequena, em um espaço de 45 metros quadrados, um colaborador e apenas um balcão. Nos primeiros anos de atuação em Brusque, a Havan era conhecida como a empresa especializada em tecidos. Para ampliar a oferta de produtos foi necessária a primeira mudança, pois o número de visitantes e a diversificação dos produtos cresceram. No início dos anos 90, a Havan já era destaque no varejo regional e começava a estabelecer seus diferenciais de marketing.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado