Menu
Brasília

Vídeo: CDH da Câmara Legislativa classifica como truculenta a abordagem do Detran após uso de taser

Os agentes correram atrás de um homem e usaram uma arma de choque para conter o condutor durante uma perseguição

Redação Jornal de Brasília

16/10/2019 18h37

Da Redação
[email protected]

Nesta semana, na segunda-feira (14) aconteceu uma confusão envolvendo agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e um motorista. A confusão terminou na delegacia em Taguatinga. 

Os agentes correram atrás de um homem e usaram uma arma de choque para conter o condutor durante a perseguição. 

No vídeo o homem grita e mesmo assim continua levando choques depois de ter caído e ter sido algemado. O motorista, que acabou detido por desacato a autoridade, acusa os agentes de excesso. Já o Detran afirma que os servidores tiveram que usar o taser porque o motorista estava agressivo e resistiu à prisão.

O caso ocorreu na QNL 23. O condutor abordado pelos agentes é o autônomo André Luis Lima. Ele afirma que voltava para casa da igreja que frequenta quando cruzou com um comboio do Detran.

Segundo o homem, o último veículo do Detran reduziu muito a velocidade. Ele contou que jogou luz alta para fazer o retorno. O motorista alega que, nesse momento, houve um desentendimento com o servidor que dirigia o carro do Detran.

Segundo André, os agentes pediram a chave do carro dele, mas o autônomo se negou a entregar e jogou a chave dentro de casa. 

O autônomo disse que, nesse momento, os agentes usaram spray de pimenta e a arma de choque para contê-lo. Ele conseguiu levantar e correu até um posto de gasolina, onde foi alcançado pelos servidores do Detran. Lá, foi atingido com o taser novamente e levado até a 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga).

Ele também teve a habilitação e o carro apreendidos. Para André, houve excesso na ação.

“Não justifica. Eles poderiam ter pegado meu documento, chamado a polícia para revistar meu carro, ver se eu tinha alguma coisa e assim me liberar. Eles estão ali para olhar o documento, se o documento está certo, eles têm que liberar.”

A versão dos agentes do Detran é diferente. Na delegacia, o servidor que registrou ocorrência contra o motorista afirmou que o autônomo tentou invadir a formação do comboio, além de xingar e agredir os agentes.

Segundo o boletim de ocorrência, o servidor disse que, após pedir a chave do carro de André, o motorista “ficou agressivo, xingou-os, pegou a chave do veículo e jogou dentro de casa; que neste momento partiu para agressão contra o agente, que deu voz de prisão a ele”.

O servidor disse ainda que o autônomo deu dois socos no rosto dele e que, mesmo após fugir e ser imobilizado novamente no posto de gasolina, André ainda desferiu outro soco nele.

Confira a nota do Detran na íntegra:

“Por volta de 23h15 da noite de ontem (14), viaturas do Detran realizavam deslocamento pela Via LJ2, em Taguatinga, para uma operação que seria realizada na cidade, quando foram surpreendidas por um condutor que forçou a passagem entre elas, proferiu xingamentos e fez gestos obscenos às equipes.

Em razão das atitudes, foi solicitado que o condutor parasse o veículo para abordagem, porém, o mesmo se evadiu.

O condutor parou o veículo em frente a uma residência, momento em que foi solicitada a entrega dos documentos para verificação. O Condutor se recusou a entregar, jogou a chave do veículo no quintal da casa, passando a agredir um dos agentes. Ato contínuo, a equipe deu voz de prisão ao cidadão, que resistiu e imprimiu fuga em direção ao posto de combustível.

Os agentes o acompanharam e o detiveram para efetuar a prisão, sendo necessário o uso de equipamento de menor potencial ofensivo. Após a imobilização, a Polícia Militar chegou ao local e encaminhou o cidadão à 12ª DP para o registro da ocorrência.”

Nesta quarta-feira (16) a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF se pronunciou à respeito e considerou as atitudes dos agentes como truculentas. 

Veja nota na íntegra:

“A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu na tarde de hoje (16) André Luís Ferreira, morador de Taguatinga que aparentemente foi vítima de abordagem truculenta por parte de servidores do Detran na última segunda-feira (14). Conforme imagens amplamente divulgadas pelos veículos de comunicação, André chegava em casa com a família quando foi abordado e agredido por agentes do órgão. 

Segundo relatos do morador de Taguatinga, que registrou denúncia na CDH, os agentes verificaram seus documentos e, mesmo com tudo em ordem, solicitaram as chaves do carro, o que foi recusado pelo condutor. Como resposta, os agentes o agrediram com spray de pimenta e arma de choque na frente da esposa e da filha do motorista. 

A Comissão de Direitos Humanos encaminhará a denúncia ao Detran junto da solicitação de abertura de procedimento administrativo para verificação da conduta dos agentes. Repudiamos qualquer forma de ataque à vida e à dignidade das pessoas e agiremos para que o poder público não seja conivente com posturas violentas e ilegais.

Fábio Felix, deputado Distrital (PSOL) e presidente da Comissão de Direitos Humanos da CLDF”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado