Menu
Brasília

Vídeo: cano estourado na comercial da 406/407 sul alaga estabelecimentos

O fornecimento de água no comércio está suspenso desde a noite desse domingo (17). Obras estão sendo feitas pela Caesb para solucionar o problema

Aline Rocha

18/05/2020 12h45

Foto: Material cedido ao Jornal de Brasília

No fim da tarde desse domingo (17), por volta de 17h, a rede de água se rompeu no comércio local da 406/407 sul, atingindo estabelecimentos da região foram atingidos e tiveram prejuízos em decorrência do alagamento.

Lucas Antonialli, 27 anos, é dono de um dos estabelecimentos mais atingidos pela água, a hamburgueria The Blend House, que está trabalhando com serviço de delivery em decorrência da pandemia de coronavírus. Ele conta que percebeu o problema na rua assim que chegou para trabalhar, por volta de 17h30 e, às 18h10 os funcionários o chamaram para informar que o estoque do restaurante estava alagado. 

Ele conta que entrou em contato com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), responsável pelo fornecimento de água nas ruas do DF, e que, segundo a companhia, a previsão era de que às 20h uma equipe fosse até o local para solucionar o problema. 

Com a demora que estava prevista para o atendimento, Lucas entrou novamente em contato com a Caesb. “Começou a alagar e a gente entrou em contato com eles de novo, falou que era em caráter de urgência. O carro só chegou aqui 20h, 20h30, para olhar. Eles falaram que eram responsáveis por esgoto e que viria outra equipe. Enquanto isso estava jorrando água. Eles só vieram fechar o registro por volta de 23h, 23h30”, explicou Antonialli. 

Segundo o sócio da hamburgueria, o fornecimento de água foi interrompido durante a noite e, até o momento, não retornou. Ele explica que o prejuízo do estabelecimento não se limitou à interrupção de cerca de 2 horas no atendimento e reclamações dos clientes. No estoque, Antonialli prevê que o prejuízo nos alimentos que se perderam com a água seja de cerca de R$ 1,5 mil e que, como as paredes do subsolo são feitas de gesso, com a umidade já foi possível perceber rachaduras na estrutura. “Possivelmente meu pior prejuízo vai ser posterior, já que essas paredes podem ceder com o tempo”, diz. 

Segundo ele, não só a hamburgueria foi afetada. As lojas que estão ao seu lado, uma de calçados e um armarinho, também tiveram prejuízos por causa do alagamento. A rua na região também foi atingida. O asfalto ficou rachado em decorrência da quantidade de água. Até a última atualização dessa reportagem, funcionários da Caesb estavam realizando obras na pista e na calçada para tentar solucionar o problema. 

A reportagem entrou em contato com a Caesb e, por meio de nota, foi informado que a previsão de normalização no abastecimento é ainda hoje (18) às 16h. Veja na íntegra: 

“A Caesb informa que uma rede de água se rompeu ontem (domingo) no comércio local da 406/407 sul. Por volta das 23h, uma equipe de manutenção fechou os registros e iniciou os reparos. A previsão de normalização no abastecimento é hoje (18/05) às 16h.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado