Menu
Brasília

Vias do DF terão um horário a mais de inversão em dias de jogos do Brasil

Arquivo Geral

12/06/2018 19h03

Via Estrutural. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

João Paulo Mariano
[email protected]

Mesmo com os jogos da Copa do mundo 2018 a milhares de quilômetros, a Polícia Militar (PMDF) organizou um esquema de patrulhamento e trânsito que começa nesta quinta-feira (14). A intenção é reforçar o policiamento nos locais onde haverá maior concentração de pessoas, como bares e praças com telões, em todo o DF.

A maior mudança será nos dias de jogos da Seleção Brasileira, quando haverá a adição de um horário nas inversões existentes nas vias do DF. A reversão da Estrutural, Epia Norte, Balão da Escola Fazendária e na saída do condomínio Jardim Botânico também funcionará das 12h às 14h e não apenas no horário da manhã, 6h às 9h, e da tarde, 17h30 às 19h45.

Segundo o comandante do Comando de Policiamento de Trânsito (CPtran), coronel Alexandre de Souza Oliveira, nos dias de jogos do Brasil que ocorrerem em dias de semana (22 e 27), o fluxo de carros nos horários do almoço será maior. Assim, haverá a mudança da reversão e o aumento do número de policiais auxiliando nesse serviço.

Já o sentido da reversão vai depender do horário do jogo: “Quando o jogo for pela manhã, as pessoas ficarão em casa neste período e à tarde vão para o trabalho. A inversão será no sentido Estrutural- Plano Piloto. No dia que o jogo for à tarde, as pessoas trabalharão pela manhã e vão para a casa à tarde, assim a reversão será no sentido Brasília-Taguatinga”, afirma o comandante Souza Oliveira.

Além disso, haverá reforço de pontos de fiscalização próximo a bares para evitar que as pessoas dirijam alcoolizadas. “A polícia não quer impedir que as pessoas bebam, quer que sejam responsáveis”, afirma Souza Oliveira.

Policiamento
A previsão é que haja 100 viaturas a mais circulando pelas ruas da capital. A atenção especial será dada aos bares e praças com maior concentração de pessoas. Essa operação ocorrerá durante todo o período da Copa do Mundo 2018 – até 15 de julho -, começa bem antes do início do jogo e vai além do apito final.

“O aumento será de 200 a 250 policiais nas ruas. A viatura vai ao local, fica um período e depois vai para outro. Nos locais mais agitados, a viatura permanece”, afirma o chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Marcilon Back.

O trabalho policial não será apenas em cima da segurança desses locais, mas também na tentativa de evitar ocorrências corriqueiras nesses períodos, como alcoolemia, furto de celular e furtos em veículos. Assim, é preciso ter cuidados básicos e não deixar bolsas à mostra em veículos, nem mexer em celular em locais ermos.

Transporte

Haverá também esquema de ônibus e metrô para os dias de jogos do Brasil. Em 22 de junho (sexta-feira), quando a disputa ocorre às 9 horas, os ônibus seguirão a tabela normal de dia útil, inclusive com os usuais reforços em horários de pico. Além disso, das 12h às 14h vão circular com o mesmo reforço de frota usado durante o período mais movimentado da manhã.

O metrô vai operar com 15 trens e três reservas nos terminais pela manhã. A partir das 12h até as 14h, aumentará para 20 o número de trens em circulação. No início da tarde, das 14h às 16h45, funcionará com 15 trens.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado