Menu
Brasília

Veja como será o trânsito no DF durante o Carnaval

Foram realizados planejamentos para 66 eventos. As intervenções acontecerão, majoritariamente, em locais onde há necessidade de isolamento de vias

Redação Jornal de Brasília

21/02/2020 13h41

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Durante todo o carnaval, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará controle de tráfego, auxílio à travessia de pedestres e fiscalização de trânsito nos eventos. Os locais de maior concentração e fluxo de pedestres foram levantados pela Unidade de Planejamento de Operações, que elaborou planejamento específico de intervenções e interdições necessárias para garantir a segurança de todos os foliões. 

Foram realizados, no total, planejamentos para 66 eventos em todo o Distrito Federal. As intervenções acontecerão, majoritariamente, em locais onde há necessidade de isolamento de vias, como Plano Piloto, Ceilândia, Cruzeiro e Águas Claras, com destaque para os eventos que ocorrerão no Parque da Cidade e no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson.

Asa Norte

Até a terça-feira (25), entre 10h e 23h, acontecerá o Carnaval Praça dos Prazeres, no Setor de Autarquias Norte, atrás do Comércio da 201 Norte. Os agentes destinarão área específica para embarque e desembarque, além de vagas reservadas para táxis, atrás do Banco do Brasil. A expectativa de público é de 5 mil pessoas por dia.

Na segunda-feira (24), das 14h às 20h, cerca de 50 mil pessoas devem participar do Baile das Divinas Tetas, que acontecerá no gramado da SQN 207. O Detran auxiliará na travessia de pedestres e fará controle do tráfego para permitir saídas de emergência.

No domingo (23) e na terça-feira (25), das 16h às 22h, haverá desfile do bloco Ventoinha na Tesourinha na Comercial da entrequadra 205/206 Norte. Cerca de 900 pessoas são esperadas pelos organizadores. Por isso, nos dois dias de evento, o Detran fechará o acesso ao comércio local tanto pelo Eixo Rodoviário Norte quanto pela rotatória da via L1 Norte para permitir o deslocamento do bloco, previsto para as 17h.

Ginásio Nilson Nelson

Os agentes também atuarão no evento Carnaval no Parque, que este ano acontecerá na área externa do Ginásio Nilson Nelson, até terça-feira (25) e na ressaca do Carnaval, no sábado (29), sempre das 17h às 3h. Serão montados dois Pontos de Controle de Trânsito: um na altura do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e outro em frente ao ginásio, às margens da via N1.

De sábado (22) a segunda-feira (24), a via Contorno do Estádio Nacional de Brasília será colocada em sentido único anti-horário, devido ao fechamento da via N1 pela PMDF, em razão do desfile dos blocos Galinho de Brasília, Raparigueiros e Baratona.

Também será implantada área de embarque e desembarque e de estacionamento para táxi nas proximidades do TCDF. Além de auxiliar na travessia de pedestres e na fluidez do trânsito, os agentes estarão de olho em irregularidades de trânsito, principalmente as de estacionamento em local proibido e direção sob efeito de álcool.

Setor Comercial Sul

De sexta-feira (21) até terça-feira (25), o Setor Comercial Sul receberá o evento Plataforma de Carnaval Setor Carnavalesco Sul. Haverá fechamento das vias entre as quadras 2 e 3 e entre as quadras 3 e 4. A via entre as quadras 1 e 2 não estará interditada, mas terá controle de tráfego e área reservada para embarque e desembarque, estacionamento de táxis e saída de emergência para ambulâncias. Os horários de fechamento serão: das 17h às 0h, na sexta-feira; e das 10h às 0h, nos demais dias.

Esplanada dos Ministérios

O Complexo do Museu da República receberá eventos carnavalescos no sábado (22) e no domingo (23). O bloco Carnareggae reunirá os foliões no sábado, das 18h30 e 0h30, e o bloco Hip Hop In House festejará no domingo, das 17h às 23. O Detran implantará área de embarque e desembarque em frente à Biblioteca Nacional, às margens da via S1, e destinará área específica para estacionamento de táxis próxima à Biblioteca Nacional.

Águas Claras

No sábado (22) e no domingo (23), das 14h às 21h, o Bloco da Toca reunirá cerca de 1.000 pessoas para festejar o Carnaval no estacionamento em frente à Rua 14 Norte, em Águas Claras. Não haverá interdição de vias, apenas o fechamento de parte do estacionamento em frente ao Vitrinni Shopping e controle de tráfego.

Parque da Cidade

De sábado (22) a terça-feira (25), das 14h às 20h, a via do Parque da Cidade funcionará em sentido único anti-horário desde a rotatória do Parque Ana Lídia até a saída para a via S1. Os veículos que circularem no sentido horário serão desviados para a via S1 na rotatória. Os agentes montarão dois pontos de controle de tráfego, na altura do Parque Ana Lídia, próximo às faixas de pedestre da via do Parque e da via S2.

As alterações são necessárias para garantir da segurança dos foliões que participarão dos eventos promovidos pelo bloco Portadores da Alegria, no sábado e na segunda-feira, e pelo bloco Baratinha, no domingo e na terça-feira, no estacionamento 12. A expectativa de público é de 32 mil pessoas no bloco Portadores da Alegria e de 100 mil pessoas no bloco Baratinha, que terá apresentação de música ao vivo.

No domingo (23) e na segunda (24), o estacionamento 4 do Parque da Cidade receberá o bloco Carnapati, das 8h às 15h. Haverá controle de tráfego, com implantação de área de embarque e desembarque para transporte por aplicativos e estacionamento para táxi, ao longo da via, e faixas para travessias de pedestre.

Ceilândia

No domingo (23), das 14h às 21h, acontecerá o evento Carnaval de Rua do Bloco Menino da Ceilândia. Os foliões se concentrarão no estacionamento do BRB, na CNM 1, e sairão em desfile pela via que passa em frente à Administração Regional da Ceilândia até o Centro de Ensino Médio 3, de onde retornarão ao ponto de origem. Para isso, os agentes fecharão parte da via N1 entre a Avenida Hélio Prates e a QNM 13, um pouco antes das 17h – horário previsto para o início do deslocamento do bloco e farão o acompanhamento do bloco em todo o percurso.

Cruzeiro

No domingo (23), das 15h às 21h, o bloco Fio Desencapado reunirá os foliões no estacionamento em frente à Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC). Para isso, o acesso à ARUC pela quadra 3 do Cruzeiro Velho ficará fechado durante todo o evento.

Rodovias distritais

Operações de reversão (24 a 26/02)
As operações de reversão de pistas (Estrutural, DF-250, subida do Colorado) serão suspensas na segunda (24), na terça (25) e na manhã da quarta (26). Será retomada no pico da tarde do dia 26.

Faixas exclusivas (22 a 26/02)
EPNB – Liberada aos veículos leves nos dias 22 (sábado), 23 (domingo) e 25 (terça). Exclusiva aos coletivos dias 24 (segunda-feira) e 26 (quarta-feira).
EPTG – Sem alterações. Continua exclusiva aos coletivos todos os dias, 24 horas por dia, sem exceção.

Eixão do Lazer
Acontecerá de 6h às 18h no domingo (23) e na terça-feira (25).

Direção e álcool

Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Se, durante os festejos de Carnaval, você vir um agente do Departamento de Trânsito (Detran-DF) em cima do trio, não se assuste. A ação faz parte das campanhas educativas que o órgão está empreendendo pela cidade para evitar acidentes. Blitzes, com a abordagem de cerca de mais de 300 carros por dia, já começaram nesta sexta-feira (21). Mais de 15 mil kits com material educativo personalizado serão distribuídos nos quatro dias de folia.

“Nosso trabalho é reforçar a consciência sobre o perigo de pegar a direção após consumir bebida alcóolica”, explica o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran-DF, Miguel Videl. Ele informa que o órgão planeja minipalestras durante a exibição dos blocos de Carnaval, além da veiculação de alertas musicais sobre o tema. “Contaremos com a participação de nossos professores palestrantes para falar sobre a combinação fatal de bebida e direção”, detalha. A campanha também reforça a advertência sobre o risco de dirigir utilizando o celular.

Alerta em campanha

Segundo Videl, o departamento colocará carros adesivados com o alerta circulando em vários pontos. Também haverá blitzes educativas, durante as quais serão distribuídas viseiras, leques e máscaras carnavalescas. Todo o material faz parte da campanha “Se beber, não dirija. #Preservandovidas”, elaborada pelo Detran.

“O motorista precisa saber que deixar de beber não é uma questão apenas financeira, em função da multa de R$ 2.934,70, mas de vida”, destaca o chefe do núcleo. Simuladores de alcoolemia também serão utilizados durante a passagem dos blocos carnavalescos.

A presença dos agentes educadores do Detran está confirmada em pelo menos seis pontos: os lugares onde haverá a concentração dos blocos Raparigueiros, Baratona, Baratinha e Galinho da Madrugada (infantil e adulto) e o Parque da Cidade, nos dias da folia Carnaval no Parque.

Motoristas aprovam

Quem passou, nesta sexta-feira, pela blitz educativa do Detran em frente à Torre de TV, aprovou a proposta. “Essas ações são sempre muito boas, ainda mais para alertar as pessoas que vivem dirigindo com uma mão no volante e outra no celular”, comentou a advogada Jaqueline Oliveira. “Para quem não curte o Carnaval, como eu, mas que está no trânsito, esse alerta é ainda melhor”, emendou o filho dela, Marcelo, 22 anos.

A motorista de aplicativos Andréia Victória Elias, também elogiou a ação. “Todos terão mais segurança se quem optar por beber ficar fora de circulação”, afirmou. Ela espera também que o período seja lucrativo e dá o recado: “Deixem o carro em casa que a gente leva vocês em segurança”.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado