Menu
Brasília

Vacinação contra a gripe: 831 mil pessoas já foram imunizadas

A campanha segue até 30 de junho e é importante que os grupos prioritários façam a vacina

Redação Jornal de Brasília

15/06/2020 18h24

Foto: Agência Brasília

A Secretaria de Saúde já aplicou 831.103 doses contra o vírus da Influenza na população do Distrito federal, o que representa uma cobertura vacinal de 79,8%. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até 30 de junho.

Ainda assim, a pasta alerta alguns dos grupos prioritários a continuarem procurando as 128 salas de vacinas disponíveis no DF até o final da campanha. Especialmente crianças, gestantes e puérperas, que estão abaixo da meta estipulada de cobertura e são mais suscetíveis as complicações decorrentes da Influenza.

Até a décima segunda semana de campanha, crianças (49,6%), gestantes (50%) e puérperas (56,8%) permaneceram com coberturas vacinais abaixo dos 60%. “Esses três grupos têm um risco maior de contrair Influenza e sofrerem mais complicações. Orientamos que os pais não deixem de levar as crianças e que as pessoas procurem as salas de vacina, mesmo na pandemia”, alertou a enfermeira da Área Técnica de Imunização, Fernanda Ledes.

Para reduzir riscos de contaminação da Covid-19, a Secretaria de Saúde tem estudado algumas estratégias diferenciadas para alcançar a cobertura vacinal desses grupos. Entre elas, a vacinação de gestantes e puérperas internadas nas maternidades públicas, drive-thru nas unidades básicas de saúde (UBSs) e a vacinação na área externa da unidade, para trazer mais segurança à população e evitar as aglomerações em ambientes fechados.

“Algumas salas de vacina já estão usando essas estratégias, como colocar a vacinação na área externa e os servidores utilizarem equipamentos de proteção individual (EPIs). Estamos reforçando as medidas de proteção para deixar a população mais tranquila. Lembrando que todos os grupos podem se vacinar até 30 de junho”, ressaltou Fernanda Ledes.

A vacina previne três tipos do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Ao longo da campanha, alguns grupos ultrapassaram a meta de indivíduos vacinados, que é de 90%. Entre eles, idosos (147,3%), trabalhadores da saúde (122%), profissionais das forças de segurança e salvamento (118,5%), pessoas privadas de liberdade, jovens em medida socioeducativas e funcionários do sistema prisional (99,5%) e portadores de comorbidades (98,4%).

Cobertura

Pelos padrões do Ministério da Saúde, o Distrito Federal atingiu a cobertura vacinal de 90% da população na última sexta-feira (12), às 11h50, alcançando a meta estipulada pela campanha. Contudo, os números diferem da Secretaria de Saúde porque o Distrito Federal considera a cobertura vacinal de outros grupos não calculados pelo governo federal.

O Ministério da Saúde considera os grupos de crianças, gestantes, puérperas, idosos, adultos de 55 a 59 anos, trabalhadores de saúde e indígenas para o cálculo de cobertura vacinal, pois apresentam dados de população bem definida. A cobertura vacinal dos demais grupos é medida apenas pelo DF e não é contemplada pelo ministério para o alcance da meta estabelecida de 90%.

Além disso, para a cobertura vacinal dos adultos de 55 a 59 anos, o Ministério da Saúde considerou todos os indivíduos nessa faixa etária que foram vacinados e são pertencentes aos outros grupos prioritários. Por esse motivo, o valor de doses aplicadas e cobertura vacinal desse grupo, no Vacinômetro disponibilizado no sistema do ministério, está superior ao cálculo realizado pelo Distrito Federal.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses prévias da vacina. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

Pacientes que tenham alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados podem receber a vacina, contanto que ela seja administrada em ambiente hospitalar.

Para pessoas acamadas e acima dos 60 anos, é possível fazer um agendamento para que a imunização seja feita em domicílio. O agendamento pode ser feito pelo 160 ou na unidade básicas de saúde (UBS) de referência do domicílio do acamado.

Com informações da Agência Brasília 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado