Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Vacina BCG está em falta nos postos de saúde do DF

Publicado

em

Publicidade

Matheus Venzi
matheus.venzi@grupojbr.com

Os Postos de Saúde do Distrito Federal estão com o estoque de vacina BCG zerado. Segundo a Secretaria de saúde, a região está desde a segunda quinzena de janeiro sem reposição. Os pais que levaram os bebês para receber a vacina nesta semana foram orientados a esperar os insumos chegarem.

O gerente de Serviços de Atenção Primária da Unidade Básica de Saúde Nº1 da Asa Norte, Daniel Vereas, afirma que a falta dessas vacinas é um problema nacional. “Não só aqui no DF, como em outros estados, todos ficaram sem vacina. Ao que parece, o Governo Federal teve problema na compra de um novo lote”, explica. O Ministério da Saúde é o responsável pela compra e distribuição da vacina em todo o país.

Foto: Breno Esaki/Jornal de Brasília

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que o Ministério da Saúde autorizou nessa quarta-feira (21) o envio de doses da BCG para toda a região. A previsão é que elas cheguem até os postos na próxima segunda-feira (26). Todas as vacinas das unidades de saúde do DF são distribuídas pela Rede de Frio, responsável por armazená-las e controlá-las.

Publicidade

Foto: Breno Esaki/Jornal de Brasília

Segundo Daniel, os bebês que ainda não se vacinaram pela falta do produto não serão prejudicados. “A BCG pode ser aplicada em bebês de até 1 ano. Logicamente, quanto mais cedo melhor. A recomendação é que os pais evitem de sair de casa se a criança ainda não foi vacinada, para evitar o contato com a poeira ou poluição”, destaca.

Dificuldade desde o início do ano

O vigilante Matheus Nunes, 22, conta que sofreu para conseguir vacinar o pequeno Arthur, com mais de um mês de vida. “Procuramos a vacina em diferentes postos de saúde na terceira semana de janeiro. Foram uns três dias procurando. Só consegui a vacinação depois de ser mandado de um lugar para o outro várias vezes e ainda peguei fila”, relata. Arthur provavelmente foi uma das últimas crianças a receber a dose de BCG antes do estoque acabar.

De acordo com dados da Secretaria, No ano passado foram aplicadas 46.734 doses da BCG, com média mensal que varia entre 3.500 e 3.800 doses.


Você pode gostar
Publicidade