Menu
Brasília

PCDF prende grupo que invadia e roubava residências de chineses

Quadrilha agia em vários estados do país. Estima-se que haja cerca de 80 vítimas do grupo. No DF, pelo menos 18 apartamentos foram invadidos

Willian Matos

28/05/2020 6h55

A Polícia Civil (PCDF) desarticulou, nesta quinta-feira (28), um grupo que invadia e roubava casas de chineses e descendentes de chineses que moram no Brasil. A operação foi chamada de Chengdu.

A quadrilha agia em vários estados do país. Eles iam até os prédios e condomínios das vítimas, ludibriavam os porteiros, conseguiam acesso e arrombavam as portas das residências.

Segundo a PCDF, o grupo tinha chineses como alvo pelo fato de muitos deles guardarem grandes quantias de dinheiro em casa. O coordenador da Corpatri/PCDF, o delegado André Luís da Costa e Leite, explicou que, por causa da condição dessas pessoas no país que, por vezes, era clandestina, eles não registravam boletim de ocorrência e, por isso, o trabalho da corporação foi dificultado. 

Itens apreendidos durante as prisões. Foto: Divulgação/PCDF

Assista à entrevista com o delegado:

Investigações

As investigações tiveram início no dia 29 outubro de 2019, após um apartamento no Guará ser furtado. Na ocasião, três homens entraram na residência e levaram R$ 1 mil. Enquanto isso, outros dois acusados esperavam o trio do lado de fora, em um carro com placa de São Paulo-SP. Segundo o delegado, após 10 meses de investigação, foi possível constatar que esse não é o único grupo que atua.

Ao rastrear esse veículo, a Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais (Corpatri/PCDF) descobriu que os suspeitos integram uma quadrilha que age em vários estados. Apurou-se também que, no Distrito Federal, o grupo furtou 18 apartamentos entre os anos de 2016 e 2020. Em todo o país, foram pelo menos 80 vítimas.

Grupo foi surpreendido na manhã desta quinta (28). Foto: Divulgação/PCDF

Durante as investigações, o grupo foi flagrado praticando dois furtos em Petrolina-PE e Fortaleza-CE, além de dois ataques a chineses em São Paulo e Itapema-SC.

Além das nove prisões, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão em São Paulo, Itapema-SC e Crateús-CE.

Veja o vídeo da ação:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado