Menu
Brasília

Universidade oferece exames clínicos e ciclo de palestras sobre Outubro Rosa

A iniciativa de alunos de enfermagem vai promover, nos dias 3 e 4 de outubro, ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Aline Rocha

02/10/2019 13h08

Atualizada 03/10/2019 12h40

Da Redação
[email protected]

Uma iniciativa de alunos de enfermagem vai promover, nos dias 3 e 4 de outubro, ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. As ações incluem realização de exames clínicos gratuitos, palestras educativas sobre a doença e rodas de conversa com psicólogos, pacientes e familiares que já enfrentaram a doença.

Os serviços serão oferecidos nos campi da Asa Norte e de Taguatinga no UniCEUB e reforçam a programação do Outubro Rosa, que se tornou referência na prevenção do câncer em todo o país.

A idealizadora da ação, professora Juliane Sampaio, explica como funcionará  a campanha: “Vamos oferecer informações sobre diagnóstico e tratamento desses dois tipos de câncer, rotina de cuidados com a saúde da mulher e abordaremos também a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”. Após a realização do exame clínico, caso seja necessário, a mulher atendida será encaminhada para o Centro de Atendimento Comunitário do UniCEUB.

Além disso, um funcionário do UniCEUB que perdeu familiar para o câncer compartilhará sua experiência, os principais desafios e como lidou com o luto em uma roda de conversas com psicólogas. “Além de alertar para a prevenção do câncer, vamos ouvir o lado de quem já conviveu com a doença. Isso é importante para envolver os alunos com o tema de uma forma multidisciplinar”, diz Juliane.

Exames acessíveis

O Centro de Atendimento à Comunidade do UniCEUB, localizado no Edifício União (Setor Comercial Sul) oferece diversos serviços de saúde com baixo custo. Entre eles, estão a realização de exames para identificar o câncer de colo de útero e consultas de enfermagem. É necessário agendar os exames por meio do telefone (61) 3966-1687. Eles podem ser feitos às terças-feiras, no período vespertino, e às quartas-feiras, nos períodos matutino e vespertino. São atendidas seis mulheres por semana, de forma individualizada. Também são ofertados centenas de exames laboratoriais, consultas com psicólogos, nutricionistas e academia.

Outubro Rosa – Campanha de conscientização e exames clínicos
3 de outubro no UniCEUB de Taguatinga – 19h
4 de outubro no UniCEUB da Asa Norte – 8h

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado