Menu
Brasília

Unidades da rede pública de saúde passarão por reforma

Manutenção em hospitais, policlínicas e unidades básicas de saúde deve começar na próxima segunda (29). Secretário de Saúde visitou três hospitais

Willian Matos

27/07/2019 20h35

Atualizada 28/07/2019 7h33

Foto: Agência Brasil

Willian Matos
[email protected]

Hospitais, policlínicas e unidades básicas de saúde (UBS) da rede pública de saúde deverão passar por reformas muito em breve. É o que anunciou o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto. As intervenções de manutenção predial começam a partir da próxima segunda-feira (29/7).

Okumoto visitou os hospitais regionais de Ceilândia (HRC), Taguatinga (HRT) e Gama (HRG) neste sábado (27/7). “Nesta segunda-feira, estaremos assinando a ordem de serviço da Secretaria de Saúde, no montante que gira em torno de R$ 50 milhões, para disponibilizar para todo o DF as reformas que precisamos”, afirmou Okumoto quando estava no HRC, primeiro local a ser visitado.

Secretário tirou o dia para dar prioridade às necessidades das unidades de saúde do DF. Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

No Hospital Regional de Ceilândia, o secretário e o novo superintendente da Região de Saúde Oeste, Roberto Cortes, verificaram toda a estrutura física da unidade. Cortes admite que a população tem sofrido, mas acredita em melhorias a curto prazo. “Temos alguns gargalos a melhorar e o secretário veio pessoalmente conferir onde temos que atacar nesses pontos”, comentou. “O governador Ibaneis está firme nesse propósito. Com essa equipe nova, vamos aliviar o sofrimento da população. A palavra aqui é humanização”, ressaltou.

Taguatinga

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT), que passou por princípio de incêndio na última sexta-feira (26/7), foi outra unidade visitada por Okumoto. Foi o segundo problema desta natureza no local em 2019. O secretário falou sobre. “Como estamos para assinar nossa ordem de serviço de manutenção predial, vamos dar prioridade ao Hospital de Taguatinga, principalmente sobre esse problema recorrente, pois tem muitos anos que a unidade necessita dessas reformas”, pontuou.

A superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Lucilene Florêncio, acompanhou o secretário durante a visita. Ela teve a oportunidade de apontar necessidades, mas também mostrou melhorias, como a do pronto-socorro e a de um futuro heliporto no HRT. “Há toda uma dificuldade para chegar pacientes por transporte aéreo à noite, mas vamos iniciar mais essa conquista, com o apoio da Administração Regional de Taguatinga”, ressaltou.

Gama

A unidade do Gama foi a última parada do secretário. Lá, ele ouviu do superintendente da Região de Saúde Sul, Allan Ulisses, qual a necessidade imediata. “Essa visita do secretário já é nosso marco legal para implementar as reformas do hospital. A nossa meta primordial será a reforma do pronto-socorro”, informou Ulisses.

A diretora administrativa da Região Sul, Verbena Melo, completou: “assinada a ordem de serviço, os projetos de planejamento serão encaminhados, para iniciar as pequenas e médias reformas. Esperamos começar o quanto antes”, disse.

“O Hospital do Gama é extrema importância para toda a nossa rede. Vimos as necessidades primordiais para que esse hospital venha a dar dignidade de trabalho e um melhor serviço à população. Como nosso governador sempre diz, o primordial é garantir um atendimento humanizado aos pacientes”, concluiu Osnei Okumoto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado