Menu
Brasília

Unidade básica de saúde é reformada e expandida no Itapoã

Foi inaugurada a atual estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) 3, no Itapoã. A nova unidade teve o número de consultórios aumentado, de quatro para seis

Redação Jornal de Brasília

17/02/2020 16h16

Nesta segunda-feira (17), foi inaugurada a atual estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) 3, no Itapoã. A nova unidade teve o número de consultórios aumentado, de quatro para seis. Depois de três meses de obras, o espaço vai ajudar cerca de 12 mil pessoas. 

Denis dos Santos é atendente de caixa e levou o filho para a realização de exames médicos. “Ficou muito bom aqui. Agora temos bancos novos, salas mais arejadas, o chão foi asfaltado. Tudo isso melhora o atendimento”, afrimou. 

O governador em atividade, Paco Britto, marcou presença na inauguração e destacou o real valor da unidade de saúde para o tratamento da dengue. “Com essas reformas feitas, todas as UBSs terão centros de hidratação, que podem evitar 90% dos casos da doença”, ressaltou. 

Atenção Primária

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, lembra que a reforma é resultado do contrato de manutenção predial elaborada para as unidades de saúde do DF. Com isso, a ideia é garantir uma assistência melhor na Atenção Primária.

“Com o investimento de R$ 300 mil, fizemos melhorias na condição do prédio, com pintura, mais salas de acolhimento e equipamentos novos para o atendimento”, disse. “Essa unidade também terá uma sala de vacinação, que não havia anteriormente. Tudo para reforçar nosso compromisso com a população.”

No caso da UBS 3 do Itapoã, depois de revitalizada, a unidade contribuirá para a região administrativa superar 90% de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). “Hoje ela trabalha com três equipes constituídas da Saúde da Família; é uma região extensa, mas só esta unidade atenderá 12 mil pessoas”, adiantou a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Beviláqua.

O Itapoã conta com 14 equipes de Saúde da Família. A cidade faz parte da Região de Saúde Leste, que está com 79% de cobertura de ESF e 28 UBSs. Ao todo, são 62 equipes de Saúde da Família, das quais 21 possuem equipe de saúde bucal.

Atendimentos

Além das três equipes ESF, a unidade conta com duas de saúde bucal. Os atendimentos de odontologia são realizados no contêiner cedido pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB), localizado próximo à UBS.
Após conhecer o local onde é prestado esse atendimento, o secretário Osnei Okumoto aproveitou para visitar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), próximo à UBS 3, que ainda fica perto da Administração Regional do Itapoã.

Em 2020, esta é a primeira UBS reformada entregue à população. Em 2019, outras unidades foram concluídas e entregues: uma nova em Planaltina, um posto de atendimento em área rural do Paranoá, uma na Divisão de Controle e Custódia de Presos da Polícia Civil e duas reformadas – uma em Santa Maria e outra no Gama.

Com informações da Agência Brasília 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado