Menu
Brasília

Um dia dedicado ao voluntariado

O evento Dia C acontece amanhã, conta com 20 parceiros e deve beneficiar mais de mil pessoas. Entre os atendimentos, exames de vista, tratamento estético, verificação de glicemia e pressão arterial

Lindauro Gomes

05/07/2019 6h15

Foto divulgação sobre Dia CFoto :divulgação

João Pedro Rinehart
[email protected]

No dicionário, o verbo cooperar significar atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim. Amanhã, comemora-se justamente o Dia de Cooperar, batizado de Dia C. O evento será realizado com apoio da Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) ao lado da Praça da Juventude, em Itapoã, a partir das 9h.

São mais de 20 parceiros da cooperação e cerca de 170 voluntários que pretendem beneficiar mais de mil pessoas apenas na celebração. A comunidade receberá uma série de atendimentos, como exames de vista, tratamento estético, verificação de glicemia e pressão arterial. Também haverá ações de assistência social, como auxílio para tirar carteira de trabalho e orientação para elaboração de currículo e postura em entrevista, além de apresentações artísticas e lazer.

No ano passado, foram cerca de 950 pessoas atuantes, além de 2.300 atendidos. A celebração ocorreu em Santa Maria. Em 2019, já são 14 ações sociais realizadas por cooperativas, beneficiando cerca de 3.500 pessoas. “Essas ações envolvem mais de 460 voluntários. Por isso, temos motivos de sobra para celebrar dia 6 de julho”, avaliou analista de Cooperativismo e Monitoramento, Leiliane Nunes.

“A celebração busca atender a expectativa de comemorar 10 anos do maior movimento de voluntariado de cooperativas do Brasil. Para isto, teremos shows com artistas regionais e mais de 20 parceiros oferecendo serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura, cidadania e sustentabilidade à comunidade do Itapoã”, afirma a analista sobre o dia 6, sábado.

Saiba mais 

Em 2019, a celebração contará com a participação de mais agentes de transformação social: serão 22 atendimentos e nove apresentações artísticas que no Dia C.

Dez anos após sua criação, o movimento já faz parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro.

O Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas.

Em 2018, 1.706 cooperativas, com o apoio de quase 120 mil voluntários, dedicaram tempo e trabalho para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas no Brasil todo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado