Menu
Brasília

UBS 6 do Gama volta a oferecer serviços contra o cancer de mama e do colo do útero

Mulheres entre 50 e 69 anos de idade agora vão ser atendidas toda terça-feira, das 13h às 18h

Redação Jornal de Brasília

08/10/2020 16h11

Para reforçar o combate contra o cancer de mama e do colo do útero, a Unidade Básica de Saúde 6 do Gama (UBS) voltou a oferecer os serviços preventivos, que foram suspensos no começo da pandemia. As ações realizadas também consistem no encaminhamento de pacientes que precisam passar por exames clínicos, como a mamografia, na rede pública de saúde.

A volta das atividades desses serviços pertencem as ações da campanha “Outubro Rosa”, voltada para ampliar medidas de combate ao câncer de mama. A Unidade Básica de Saúde 6 do Gama aderiu e recebeu sete pacientes no grupo do público alvo: mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

A direção da UBS estabeleceu que, até o final da campanha, o atendimento preventivo será realizado sempre às terças-feiras, das 13h às 17h e limitado a sete vagas. Estuda-se a possibilidade de atender também às quartas-feiras pela manhã, segundo a gerente s

Cuidados contra a Covid-19

A retomada dos serviços foi planejada seguindo todos os cuidados e protocolos de segurança contra a Covid-19. Os servidores utilizam equipamentos de proteção individual, e a sala da consulta é desinfectada a cada atendimento. Além disso, as pacientes são orientadas a comparecerem na unidade de máscara. Na entrada, é aferida a temperatura de cada uma.

A UBS atende moradoras das Quadras 1 a 27 do Setor Oeste do Gama, com exceção da Quadra 11, que é acolhida por outra unidade.

Fila para mamografia zerou

A Secretaria de Saúde zerou a fila de espera para exames de mamografia no Distrito Federal. Antes da pandemia, a rede ofertava em torno de 3 mil vagas do exame por mês. Esse número, por causa da pandemia, caiu para pouco mais de 1 mil procedimentos mensais. Entre janeiro e junho deste ano, foram feitas 7.132 mamografias, uma média de 1,1 mil procedimentos por mês.

O exame é regulado pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Com o pedido em mãos, as pacientes devem procurar a UBS mais próxima da residência, agendar consulta com a equipe de Saúde da Família para serem reguladas e terem o procedimento agendado.

Picolé para amenizar o calor

A UBS 6 do Gama encontrou uma forma criativa e refrescante para que as pacientes enfrentem o calorão que tem feito nos últimos dias no DF: está distribuindo picolés às mulheres. “O geladinho foi uma ideia que tivemos para dar uma amenizada no calor”, conta a gerente. O gesto é também uma forma de demonstrar atenção e carinho com o público-alvo da campanha “Outubro Rosa”: mulheres que dependem do GDF para que possam viver com mais saúde.

A UBS não vai se limitar a esperar as pacientes. As que já estiverem agendadas vão ser chamadas na própria residência pelos agentes comunitários de saúde. A previsão é que, até o final de outubro, sejam chamadas e atendidas 28 mulheres, número que pode duplicar caso o atendimento seja feito também às quartas-feiras.

As informações são da Secretaria de Saúde do DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado