fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Tráfego de veículos no Viaduto do Balão do Torto vai ser liberado nesta quinta-feira

Obra de arte especial recém-construída integra a Ligação Torto-Colorado. Serviço envolveu 80 operários

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Os motoristas que trafegam  pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia/DF-003) em direção ao Eixo Rodoviário (DF-002) e à Asa Sul vão ganhar mais um rota, isso porque o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) vai liberar, nesta quinta-feira (01), o tráfego de veículos sobre o recém-construído viaduto do Balão do Torto, a partir das 10h.

O serviço no elevado de 56 metros de comprimento contou com o trabalho de 80 operários e passou pelas etapas de fundação, construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas, que é o apoio da laje.

Depois foram produzidas as vigas e a laje de concreto armado. Na sequência foi realizado o encabeçamento e a pavimentação asfáltica do viaduto, a instalação de guarda-corpos, de defensas metálicas e, por fim, as sinalizações horizontal e vertical.

“Com a modificação no trânsito, o motorista que trafega pela via expressa da Epia, no sentido Planaltina/ Brasília, e pretende acessar a Asa Sul pela Ponte do Bragueto deverá pegar o último acesso antes do Balão do Torto para que, desta forma, seja direcionado a passar pelos viadutos que serão liberados”, explicou o superintendente de Obras do DER/DF, Cristiano Cavalcante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra mudança positiva causada pela liberação do trecho será para quem vem de Sobradinho ou Planaltina pela via expressa em direção ao centro de Brasília. O condutor vai acessar uma agulhinha construída antes do Torto e será direcionado para três faixas em direção ao viaduto liberado. Confira no croqui abaixo.

Liberação por etapas

O viaduto que será liberado amanhã é o quinto trecho da obra da Ligação Torto-Colorado finalizado e liberado para o tráfego de veículos. Em abril de 2019 foi liberado o primeiro trecho, de acesso à DF-150 por dois novos viadutos. Aproximadamente 30 dias depois, conforme previsto pelo DER/DF, foi realizada a segunda liberação: o acesso do Balão do Colorado ao Lago Oeste.

Em setembro do mesmo ano o órgão liberou o terceiro trecho: a terceira pista entre o Torto e o Colorado, sentido Sobradinho/Brasília, com 5,2 quilômetro de extensão, totalmente sinalizada. E em dezembro de 2019 foi liberado o quarto trecho: o acesso ao Taquari.

O sexto e último trecho – que marcará a conclusão total da obra, prevista para dezembro deste ano – é o Viaduto do Torto, que atualmente conta com 75% de execução. A estrutura faz a ligação do fluxo entre Asa Sul e Ponte do Bragueto para a terceira pista (nova) em direção a Sobradinho e condomínios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta obra já foram executadas as etapas de fundação, de construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas (apoio da laje). Após as vigas serem içadas, serviço programado para começar no próximo sábado (2), a obra entrará na fase de instalação dessas vigas para, na sequência, ser implantada a laje, depois o encabeçamento do viaduto, a pavimentação asfáltica, a instalação de guarda-corpos e, por fim, as sinalizações horizontal e vertical.

Morador da DF-150, o médico veterinário Ian Assuri, de 50 anos, tem acompanhado cada uma das liberações dos trechos finalizados. Para ele, os serviços concluídos têm atendido bem à população da parte norte da cidade.

“Não vejo a hora de concluir também o viaduto do Torto no sentido condomínios. O trânsito pra nós aqui já melhorou significativamente, mas com a conclusão contaremos com muito mais agilidade e conforto no tráfego”, comemorou.

Histórico da Ligação Torto-Colorado

Iniciada em 2014, a obra conta com até 100 operários e tem investimento total estimado em R$ 90 milhões. O DER/DF já finalizou as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meios-fios e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e de dez viadutos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conclusão das obras no Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz, que compreende as obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte (TTN), aliviará o trânsito de toda a saída norte do DF.

As informações são da Agência Brasília




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade