Menu
Brasília

Timothy Mulholland formaliza amanhã pedido de renúncia da reitoria da UnB

Arquivo Geral

13/04/2008 0h00

A formalização do pedido de renúncia da reitor licenciado da Universidade de Brasília (UnB), page Timothy Mulholland será feita amanhã (14), segundo anunciou o ministro da Educação, Fernando Haddad.


Até as 18h da próxima terça feira (15), Haddad disse que espera receber um nome de consenso da comunidade acadêmica para ser anunciado no dia seguinte como reitor protempore.


O ocupante da reitroria ficará no cargo por 90 dias, prazo que poderá ser prorrogado por mais 90 dias. Durante esse tempo, ele terá de conduzir as eleições para a escolha do novo dirigente da UnB.


Segundo Haddad, é importante que o reitor protempore seja alguém que não postule o cargo, para conduzir os trabalhos com isenção. Caso o nome apresentado não seja de consenso, ficará a cargo do Ministério da Educação a escolha do reitor temporário.


“Se não for apresentado o nome de consenso, o MEC é obrigado a nomear um reitor, já que a instituição não pode ficar acéfala”.


O ministro reuniu-se na tarde de hoje com representantes de alunos, professores e funcionário da universidade para decidir sobre a situação da UnB diante da crise que começou no dia 3 deste mês, com a ocupação do prédio da reitoria pelos alunos.


Na semana passada, o reitor Timothy Mulholland pediu licença por 60 dias e o vice-reitor Edgar Mamiya o substituiu provisoriamente. Ontem (12) Mamiya também pediu afastamento.


Timothy e Mamiya são acusados de desvio de dinheiro da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para gastos em festas e na reforma do apartamento funcional ocupado por Timothy.



Na semana passada, o  Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entraram na Justiça Federal com uma ação de improbidade administrativa contra Timothy Mulholland, e o decano de Administração, Érico Paulo Weldle.
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado