Menu
Brasília

Tigresa Maya morre após passar por cirurgia

Maya, que vivia no Zoológico de Brasília, teve de passar por procedimento para reparo do trajeto intestinal, mas não resistiu ao procedimento

Willian Matos

07/10/2019 10h58

Willian Matos
[email protected]

A tigresa-de-bengala-branca Maya, que vivia no Zoológico de Brasília, morreu na noite de domingo (6). Ela não resistiu a uma cirurgia de reparo do trajeto intestinal e veio a óbito. Maya, que tinha 10 anos, sofria de uma infecção no útero, descoberta no dia 12 de setembro.

Segundo o Zoológico, Maya vinha sendo acompanhada por oito veterinários e especialistas 24 horas por dia, por conta de vários procedimentos após a detecção da infecção uterina. A tigresa lutou por 17 dias até vir a falecer.

O quadro era, de fato, delicado. Desde a descoberta da infecção, Maya passou por uma cirurgia de retirada de útero e ovários no dia 14 de setembro. Cinco dias depois, porém, ela sofreu um rompimento das suturas abdominais e as vísceras acabaram saindo pela abertura da incisão. Foi realizada, então, nova intervenção para remover o tecido necrosado e interligar os pontos, mas eles se romperam novamente.

Uma nota de pesar foi divulgada pelo Zoo, por meio de redes sociais. “O momento é de profundo luto. Um sentimento de que perdemos um membro da nossa família. No Zoo de Brasília eles tinham uma vida e cuidados que, infelizmente, são uma raridade para a maioria da sua espécie no mundo atual”, lamenta o órgão.

Maya parte uma semana depois da morte do irmão Dandy, o tigre-de-bengala-branca falecido no último domingo (29). Ele sofria de insuficiência renal, mas segundo o Zoológico, a doença não foi determinante para o óbito, classificado como fatalidade pelo médico veterinário Rodrigo Rabelo, que acompanhava o animal.

Dandy também partiu aos 10 anos de idade. Foto: Zoológico de Brasília/Divulgação

Espécie em risco

O tigre-de-bengala-branca corre risco de extinção por conta de mudanças climáticas e aumento do nível do ar. A demanda do mercado ilegal também é altamente prejudicial à espécie, como explica o Zoológico na nota.

“Estima-se que existam menos de 4.000 tigres nas florestas da Ásia, e de acordo com um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mais de 100 destes felinos magníficos são mortos a cada ano. Eles estão sendo exterminados pela destruição do habitat e a demanda insana por suas peles e seus ossos para abastecer o mercado ilegal. Uma subespécie, o tigre-do-sul-da-China, conta com apenas 70 indivíduos. Todos mantidos em zoológicos.”

Veja a nota na íntegra:

https://www.facebook.com/zoobrasilia/posts/1460256914112046

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado