Menu
Brasília

Teste realizado no viaduto do Eixão Sul tem laudo preliminar positivo

Testes indicam que o viaduto pode ser liberado na segunda quinzena de junho

Aline Rocha

03/06/2019 15h16

Foto: Reprodução

Da Redação
[email protected]

Na manhã do último sábado (1º) engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) realizaram ensaios para liberar o viaduto do Eixo Rodoviário Sul. Eles pretendiam avaliar o espaço e certificar de que a estrutura está em boas condições após as obras realizadas no local, em decorrência do colapso ocorrido em fevereiro de 2018.

De acordo com Francisco Ramos, diretor de Edificação da Novacap, os testes foram positivos. “Está tudo em ordem para que esse monumento tão importante seja finalmente liberado para sociedade”, afirma.

O teste deveria durar cerca de seis horas mas, em apenas 1h30, os engenheiros conseguiram todas as informações necessárias com manobras, etapas diversas e simulações. Ramos explica que “todos os testes foram realizados, tanto de carga dinâmica como de carga estática para avaliar a estabilidade do que foi projetado e do que foi executado. Os dados coletados mostram que o projeto está compatível e dentro das normas, o que permite segurança na liberação da via”.

Segundo informações do DER, o viaduto pode ser liberado na segunda quinzena de junho. Após as coletas de dados, engenheiros da Novacap vão estudar as informações e emitir o laudo para encaminhar ao departamento.

 

Com informações do DER

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado