Menu
Brasília

Teste express de covid-19 promete resultado em até 1 hora

A coleta é como na PCR convencional e consiste na inserção de um swab nasal nas narinas do paciente para coleta da secreção de nasofaringe

Redação Jornal de Brasília

28/10/2020 12h43

Com sete meses de pandemia do novo coronavírus no país, o Sabin Medicina Diagnóstica acaba de disponibilizar o teste PCR Express, que promete rapidez no diagnóstico da doença. O novo teste molecular express é uma variação da PCR convencional. Ao utilizar uma técnica inovadora, o teste permite amplificação isotérmica de região específica do SARS-CoV-2, apresentando alta especificidade, sensibilidade, rapidez e custo reduzido para a detecção do patógeno da covid-19.

A PCR Express, diferentemente dos testes rápidos de sorologia que identificam se o organismo produziu anticorpos para o vírus, detecta do RNA e, com isso, identifica infecção ativa e o resultado fica pronto em apenas uma hora. A análise é simples e não requer preparação especial para o cliente. A coleta é como na PCR convencional e consiste na inserção de um swab nasal nas narinas do paciente para coleta da secreção de nasofaringe.

Com a amplificação de regiões específicas do RNA do vírus, as amostras são processadas em uma única temperatura, em tempo menor e os resultados são analisados por pessoal especializado, trazendo ao paciente resultados com segurança e eficiência. Para realizar o exame não é necessário pedido médico.

Para o diretor técnico do Grupo Sabin, Rafael Jácomo, o novo exame é uma alternativa de diagnóstico mais rápido para pacientes que suspeitam estar com a doença. “O teste molecular express para SARS-CoV-2 com amplificação isotérmica é útil para casos emergenciais em que o paciente precise viajar, apresentar documentos para embaixadas e consulados, ou até mesmo para o retorno às aulas e ao trabalho. Ele possibilita resultados seguros, contribuindo para agilizar a atenção clínica ao paciente caso seja necessário”.

O novo teste está disponível em Brasília no drive-thru do Setor de Abastecimento e Armazenagem Norte (SAAN) e na unidade do Hospital Alvorada. Os resultados ficam prontos em uma hora. Não há cobertura de convênios pois é um exame Point of Care, que não possui cobertura obrigatória estabelecida pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado